HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Atualização do NOAA traz retorno das chuvas para o Matopiba e corte na precipitação no sul do BR

Publicado em 09/12/2020 09:15 e atualizado em 09/12/2020 14:26
Próximas 24 horas têm previsão de bastante chuva para o Brasil Central e avanço para o Tocantins

LOGO nalogo

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (9) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as chuvas mais expressivas devem retornar para região do Matopiba na segunda quinzena de dezembro. Em contrapartida, o modelo sinaliza para um corte de, pelo menos, sete dias na precipitação da região sul do Brasil. 

O modelo indica que entre os dias 9 e 17 de dezembro, a umidade deve retornar para todo o Matopiba de maneira mais efetiva e também para o Nordeste do Brasil, com acumulados que podem chegar a 125 mm no período. As previsões indicam ainda a permanência das chuvas no Sudeste, com destaque para São Paulo que deve receber os menores volumes. Os demais estados podem receber chuvas entre 60 e 90 mm no período. 

Já no Centro-Oeste, apesar do NOAA manter a indicação de chuva para a região, chama atenção os baixos volumes para o Mato Grosso do Sul. Segundo o modelo, o estado pode ter chuvas irregulares e que não ultrapassam os 50 mm no período. As demais áreas do Centro do país têm previsão de acumulados entre 60 e 90 mm. 

A atualização também chama atenção pela previsão de corte nas chuvas para toda região sul do país. O modelo sinaliza apenas para condição de chuvas, com volumes baixos, para pontos do Paraná. Vale lembrar que o NOAA, até dia 12 de novembro, continuava indicando a atuação do La Niña de moderado a forte, com pico do fenômeno acontecendo entre novembro e janeiro. Uma nova atualização deve ser divulgada ainda nesta semana pelo NOAA. 

Para os próximos sete dias, o GFS segue indicando chuvas para todo o Brasil Central, mantendo os maiores volumes previstos para a região Sudeste do país, com acumulado de até 100 mm para Minas Gerais e áreas do Espírito Santo. No Centro-Oeste, segue indicando chuvas para toda área, com precipitação entre 60 e 70 mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0912
Fonte: NOAA 

 

Próximas 24 horas

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas, continuam indicando chuvas expressivas para o Brasil Central. De acordo com o modelo Cosmo, os volumes mais expressivos continuam previstos para Minas Gerais, com acumulados que podem chegar até 60 mm em algumas áreas. Também há previsão de chuvas para o Rio de Janeiro e Espírito Santo com acumulado entre 20 e 30 mm. 

O modelo mostra ainda o avanço da umidade de forma mais efetiva para o Centro-Oeste do Brasil. Falando em volumes, o norte do Mato Grosso e todo o estado de Goiás têm previsão de acumulado entre 20 e 40 mm. 

"Até o fim desta semana, a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) irá colaborar para a ocorrência de vários temporais sobre o Centro-Oeste do Brasil. Há previsão de chuva volumosa especialmente durante as tardes e noites", complementa a previsão da Climatempo.

Ainda de acordo com a Climatempo, ficam em atenção por causa do risco de chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento, a faixa norte de Mato Grosso do Sul, o norte de São Paulo, a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte paulista, o Grande Rio e o Litoral Sul Fluminense, o Espírito Santo e as regiões do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

Ainda nesta quarta-feira, as chuvas começam avançar para a região norte do país, aumentando a instabilidade em áreas do Matopiba. De acordo com o Cosmo, o centro-sul do Tocantins pode receber chuvas entre 20 e 30 mm. Também há previsão de avanço da instabilidade para Maranhão e Piauí, porém com volumes mais baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0912
Fonte: Inmet 

 

 

Últimas 24 horas

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 horas, os maiores acumulados foram registrados na região Sudeste do Brasil. 

O mapa indica chuva entre 20 e 30 mm em áreas de Minas Gerais e chuvas de 30 mm em todo o estado do Rio de Janeiro. Também choveu, de forma irregular, no Mato Grosso, Goiás e Tocantins, com precipitação entre 15 e 20 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:  

Últimas 24 horas - Inmet - 0912
Fonte: Inmet

 

Artur Nogueira - SP Foto: Vera Amalfi
Artur Nogueira - SP Foto: Vera Amalfi

Artur Nogueira - SP Foto: Vera Amalfi
Artur Nogueira - SP Foto: Vera Amalfi

Artur Nogueira - SP Foto: Vera Amalfi
Artur Nogueira - SP Foto: Vera Amalfi

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário