Ações europeias interrompem sequência de ganhos de 5 semanas; Sanofi recua com atraso em vacina

Por Susan Mathew
(Reuters) - As ações europeias recuaram nesta sexta-feira, encerrando em tom desanimado uma agitada semana, por preocupações com o impacto econômico da ressurgente pandemia da Covid-19 e o destino do acordo comercial do Brexit.
O índice pan-europeu STOXX 600 caiu 0,8%, estendendo as perdas depois que uma previsão econômica pessimista para 2021 por parte do Banco Central Europeu (BCE) fez os mercados fecharem no vermelho na quinta-feira.
O índice caiu 1% na semana, quebrando uma sequência de cinco semanas de ganhos, já que um impasse nas negociações entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido aumentou chances de os britânicos deixarem o bloco econômico sem um acordo comercial.
Investidores ficarão atentos às novidades sobre o Brexit, com prazo final até domingo para uma última tentativa de acordo para administrar cerca de 1 trilhão de dólares em comércio anual, atualmente livre de tarifas e cotas.
"Tanto o Reino Unido quanto a UE começaram a dizer que não só é possível um resultado de não acordo como também é o desfecho mais provável. Portanto, os mercados estão assustados com isso", disse Andrea Cicione, estrategista-chefe da TS Lombard.
"Eventualmente, um acordo será fechado. Se as negociações falharem agora, as duas partes irão voltar no início do ano que vem."
A farmacêutica Sanofi teve queda de 4%, com o recuo dos papéis pesando substancialmente nos índices, depois de dizer que sua vacina candidata à Covid-19, desenvolvida com a GlaxoSmithKline, mostrou resposta imunológica insuficiente em testes clínicos. As ações da GSK caíram 0,3%.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,80%, a 6.546,75 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,36%, a 13.114,30 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,76%, a 5.507,55 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,97%, a 21.702,16 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,46%, a 8.063,10 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,10%, a 4.742,67 pontos.
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição