Abiove: Soja cultivada em área em desacordo com a moratória tem menor incremento em 8 anos

Publicado em 14/12/2020 11:31 e atualizado em 14/12/2020 14:47

LOGO nalogo

A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias) divulgou nesta segunda-feira (14), durante uma live, os dados de monitoramento do programa de Moratória da Soja que indicaram que o aumento do cultivo da oleaginosa em áreas em desacordo com a moratória, de 23%, foi o menor em termos percentuais dos últimos 8 anos. São 108,409 mil hectares, ou 2%, dos 5,4 milhões que são cultivdos com a soja no Bioma Amazônia. 

O menor índice desde a temporada 2012/13 se deu, principalmente, pela mudança no sistema de monitoramento da associação. Desde 2013, o processo passou do sobrevoo para o monitoramento por satéite e sensores. "E não há erros. Esses satélites nos dão 100% de acurácia", afirmou Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove. 

Dessa forma, foi possível constatar que a soja é um dos menores vetores no processo de desmatamento da Amazônia. Dados também do programa da moratória mostram que cerca de 98,5% do desflorestamento se deu por outros fatores que não o cultivo da oleaginosa. 

Em sua apresentação, Pires destacou a significativa redução das taxas anuais de desflorestamento da região da Amazônia Legal a partir de 2009, nos 102 municípios monitorados. "Há muitas instituições que falam em programas de desmatamento zero e nós já fazemos isso há 14 anos", diz Pires. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário