Abiove: Soja cultivada em área em desacordo com a moratória tem menor incremento em 8 anos

A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias) divulgou nesta segunda-feira (14), durante uma live, os dados de monitoramento do programa de Moratória da Soja que indicaram que o aumento do cultivo da oleaginosa em áreas em desacordo com a moratória, de 23%, foi o menor em termos percentuais dos últimos 8 anos. São 108,409 mil hectares, ou 2%, dos 5,4 milhões que são cultivdos com a soja no Bioma Amazônia.
O menor índice desde a temporada 2012/13 se deu, principalmente, pela mudança no sistema de monitoramento da associação. Desde 2013, o processo passou do sobrevoo para o monitoramento por satéite e sensores. "E não há erros. Esses satélites nos dão 100% de acurácia", afirmou Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove.
Dessa forma, foi possível constatar que a soja é um dos menores vetores no processo de desmatamento da Amazônia. Dados também do programa da moratória mostram que cerca de 98,5% do desflorestamento se deu por outros fatores que não o cultivo da oleaginosa.
Em sua apresentação, Pires destacou a significativa redução das taxas anuais de desflorestamento da região da Amazônia Legal a partir de 2009, nos 102 municípios monitorados. "Há muitas instituições que falam em programas de desmatamento zero e nós já fazemos isso há 14 anos", diz Pires.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira