Abiove: Soja cultivada em área em desacordo com a moratória tem menor incremento em 8 anos

A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias) divulgou nesta segunda-feira (14), durante uma live, os dados de monitoramento do programa de Moratória da Soja que indicaram que o aumento do cultivo da oleaginosa em áreas em desacordo com a moratória, de 23%, foi o menor em termos percentuais dos últimos 8 anos. São 108,409 mil hectares, ou 2%, dos 5,4 milhões que são cultivdos com a soja no Bioma Amazônia.
O menor índice desde a temporada 2012/13 se deu, principalmente, pela mudança no sistema de monitoramento da associação. Desde 2013, o processo passou do sobrevoo para o monitoramento por satéite e sensores. "E não há erros. Esses satélites nos dão 100% de acurácia", afirmou Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove.
Dessa forma, foi possível constatar que a soja é um dos menores vetores no processo de desmatamento da Amazônia. Dados também do programa da moratória mostram que cerca de 98,5% do desflorestamento se deu por outros fatores que não o cultivo da oleaginosa.
Em sua apresentação, Pires destacou a significativa redução das taxas anuais de desflorestamento da região da Amazônia Legal a partir de 2009, nos 102 municípios monitorados. "Há muitas instituições que falam em programas de desmatamento zero e nós já fazemos isso há 14 anos", diz Pires.
0 comentário
Rabobank projeta "pausa" na expansão da soja no Brasil e vê queda na produção em 2026/27
Soja sobe em Chicago nesta quinta-feira (23) com suporte do óleo, petróleo e clima nos EUA
Soja sobe mais de 1% em Chicago impulsionada por disparada do trigo e escalada entre Rússia e Ucrânia
Soja volta a disparar em Chicago nesta 4ª feira na esteira do trigo e jan/27 vai a US$ 12,50
Soja ensaia reação e opera com leves altas em Chicago nesta 4ª feira após realização de lucros
Soja se mantém no patamar dos R$ 150 nos portos do BR, apesar de realização de lucros em Chicago