Alta do Índice da Embrapa de custos de produção de suínos ultrapassa os 50% no ano

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) referente a novembro, e os dados trazem mais um mês de alta para os inventimentos na atividade, principalmente com a nutrição dos animais. Em novembro, o índice ficou em 387,07 pontos, aumento de 9,67% em relação à setembro, alta de 50,35% desde janeiro e de 53,61% nos últimos 12 meses.
Novembro foi o quinto mês consecutivo de altas expressivas no que diz respeito à nutrição dos animais, conforme a base de dados da instituição, mas neste mês de referência, aumento mais brando em relação ao anterior. Se em outubro, no comparativo com setembro, a alta nos custos com a alimentação dos suínos havia sido de 14,14%, em novembro, em relação a outubro, houve um avanço de 9,44% no quesito.
Em outubro, o investimento na alimentação dos suínos representava 80,79% do total de investimentos do suinocultor, já em novembro, este fator passou a valer 82,28% da fatia deste setor. Desde janeiro deste ano, o custo com a nutrição dos suínos aumentou 45,23%, e nos últimos 12 meses, subiu 48,30%.
Em Santa Catarina, principal Estado produtor de suínos, no comparativo com outubro, o custo de produção na suinocultura aumentou 9,72%, chegando a R$ 6,77/kg do animal. No caso da alimentação dos suínos no Estado, o avanço em setembro foi de 11,84% em relação ao mês anterior, atingindo R$ 5,57/kg.

0 comentário
Suinocultura no Reino Unido enfrenta entraves regulatórios e pressão social
Peste Suína Africana leva Filipinas a suspender importações de carne suína de Taiwan
Quaresma mantém preços do suíno pressionados e mercado segue cauteloso em abril
Guerra eleva custos e pressiona preços na avicultura do Paraná
36ª Reunião Anual do CBNA vai debater como avanços da inteligência artificial na avicultura permite prever problemas antes de sinais clínicos
Feira AgroExperts em Boituva reúne cadeia de aves e suínos para discutir sanidade e produtividade