Safra de soja em Santa Catarina/SC já perdeu, pelo menos, 10% de produtividade e milho tem quebra ainda maior
Podcast
Safra de soja em Santa Catarina/SC já perdeu, pelo menos, 10% de produtividade e milho tem quebra ainda maior
Download
Os produtores catarinenses enfrentaram muitas dificuldades para semear a safra de soja 2020/21 em função da estiagem prolongada e baixa umidade disponível no solo para as plantas. Com isso, as perdas de produtividade já começam a se consolidar no estado.
Segundo o presidente da Aprosoja SC, Alexandre Alvadi Di Domênico, a safra de soja já apresenta perdas entre 8 e 10% na produtividade esperada, com algumas regiões tendo perdas ainda maiores.
De acordo com o levantamento da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), as chuvas de dezembro garantiram a recomposição do plantio que foi encerrado em 670 mil hectares com uma produção estimada em 2,5 milhões de toneladas.
Já para as lavouras de milho a situação é ainda pior. A Faesc estima perdas de 35% na produção do milho comercial e entre 40% e 100% para o milho silagem. “Se tivermos mais chuvas em dezembro, janeiro e fevereiro, poderemos colher 1,8 milhão de toneladas das 2,8 previstas para a safra. Porém, se a chuva não chegar, a quebra será maior”, diz o levantamento.
Diante deste cenário, Di Domênico acredita que os produtores de proteínas animais em Santa Catarina terão que buscar volumes ainda maiores de milho fora do estado e até mesmo em outros países.
Os dados da Faesc apontam que em 2020 Santa Catarina importou 4,5 milhões de toneladas de milho para abastecer as agroindústrias e estima em 5 milhões as importações para 2021.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja SC no vídeo.
0 comentário
Preço da soja no Paraná é o maior em mais de 3 anos, aponta Cepea
Plantio de soja atinge 4,39% da área do Brasil e indica antecipação, diz Pátria AgroNegócios
Soja encerra semana com estabilidade em Chicago e consultoria alerta produtor sobre mercado invertido no Brasil
Plantio de soja em MT fica atrasado ante mesma época do ano passado, aponta Imea
Maior esmagamento de soja em MT eleva exportações de farelo em 10,26% e de óleo em 26,76%, diz Imea
Plantio de soja tem início com otimismo e expectativa de recuperação, afirma presidente da Aprosoja BR e MT