Deral faz leve redução da safra de soja do Paraná; vê alta para milho safrinha

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja 2020/21 do Paraná foi estimada em 20,38 milhões de toneladas nesta quinta-feira, um leve recuo ante as 20,47 milhões projetadas em novembro, disse o Departamento de Economia Rural (Deral), que trouxe também perspectivas positivas para o milho segunda safra.
Com a revisão, a colheita de soja deve registrar queda de 2% em relação ao volume obtido na temporada anterior, no segundo maior Estado produtor da oleaginosa do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso.
Em sua primeira projeção para a segunda safra de milho --a maior da temporada-- o Deral estimou produção de 13,43 milhões de toneladas, alta de 14% ante as 11,79 milhões de toneladas colhidas na "safrinha" de 2019/20.
O otimismo para a safrinha é fruto de uma alta de 2% na área de plantio, para 2,34 milhões de hectares, e possível elevação na produtividade de 5,12 para 5,73 toneladas por hectare.
A estimativa para a primeira safra de milho foi mantida em 3,39 milhões de toneladas.
(Por Nayara Figueiredo)
1 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR
O Deral é uma vergonha para os paranaenses. Como podem afirmar que a produção da safrinha de milho de 2021 será elevada se uma grande parte da soja foi plantada tarde, e será colhida em março e até abril? Aqui onde moro, pelo menos 40% da área de soja foi plantada entre 20 de novembro e 05 de dezembro. Nessas áreas , safrinha está fora de cogitação, a não ser que a saca de milho esteja em R$ 100,00. Que absurdo Deral!!!. A quem vocês servem? O que está por trás de tantos erros? Seus relatórios impactam na vida de pessoas reais, que dependem do preço dos grãos para sobreviver. Temos filhos, famílias para sustentar. Ponham a mão na consciência, pelo amor de Deus.
Carlos, parabéns pelo comentário. Lembro-me do dia que estava assistindo ao Tempo&Dinheiro e Vlamir falou que a maré ruim do milho estava passando..., de onde ele tirou isso? Não existe essa, enquanto não chegar o milho, os preços continuarão altos devidos à baixa quantidade de oferta.
Tem fazendas no Sul que tiveram perdas de 90 por cento do milho, praticamente não teremos safra de milho em muitas região do Paraná, SC e RS e a região do centro-oeste esta com chuvas irregulares, que está atrapalhando o cultivo da soja e o futuro do milho. ..
O risco para o produtor em plantar o milho depois da soja no centro-oeste é elevado, por isso os preços devem continuar alto até mesmo para incentivar o produtor a plantar, porque se ele não plantar terá desabastecimento de milho, sim. ... quando leio matérias que dizem que rentabilidades da soja e milho estão aumentando penso exatamente no que vc disse em seu comentário