Plantio de soja avança para 93% da área no RS; chuvas favorecem lavouras

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da soja alcançou 93% da área prevista para o Rio Grande do Sul em 2020/21, de mais de 6 milhões de hectares, após um atraso inicial decorrente da seca.
O desenvolvimento agora foi favorecido pelas precipitações ocorridas na última semana, "apesar de volumes e intensidades variadas nas diversas regiões produtoras do Estado", disse a Emater em nota nesta quarta-feira.
O Estado é o terceiro produtor de soja do Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná.
No milho, as chuvas na maioria das regiões do Estado também colaboraram com o avanço dos plantios, que já alcançam 90% da área, além de contribuírem para a melhoria do desenvolvimento dos cultivos.
Segundo a Emater, 29% das lavouras de milho implantadas estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 18% estão em floração, 35% em enchimento de grãos, 14% em maturação e 4% já foram colhidas.
Apesar de esparsas e com volumes variados, as precipitações ainda contribuíram para a reposição dos mananciais hídricos e o desenvolvimento dos cultivos de arroz, que estão 94% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 6% em floração, segundo a Emater.
(Por Redação São Paulo)
0 comentário
Soja: Com Chicago e dólar "estáveis", produtor aproveita momento para tomar decisões, principalmente da safra nova
Soja ainda sobe levemente em Chicago nesta 6ª, se recuperando das últimas baixas
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª, com petróleo em alta e ajustes de posições; portos do BR estáveis
Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja