HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tempo: Previsões ainda indicam irregularidade e volumes limitados para Sul e Centro-Oeste

Publicado em 29/12/2020 11:05 e atualizado em 29/12/2020 12:50

LOGO nalogo

Os modelos climáticos continuam mostrando e reafirmando a limitação da distribuição e dos volumes de chuvas no Brasil. O boletim diário do Commodity Weather Group mostra que, nas últimas 24 horas, 35% da área de milho verão e 30% de soja receberam algumas precipitações, as quais variam entre 6,4 e 32mm. 

Chuvas 24h

Os acumulados ainda são baixos e em boa parte das áreas produtoras, insuficientes para que haja um adequado desenvolvimento das lavouras, uma vez que as plantas já vêm passando por um stress hídrico desde o início do plantio.

Para o café e para a cana-de-açúcar, as condições não são diferentes e, ainda de acordo com o CWG, as últimas 24 horas trouxeram chuvas apenas para 30% das áreas de produção, com volumes também de 6,4 a 32mm. 

Para os próximos cinco dias, o cenário começa a trazer alguma melhora tanto na distribuição, quanto nos acumulados. Ainda assim, a irregularidade permanece como uma das principais marcas deste período. Para o instituto internacional de meteorologia, a cobertura das precipitações nos próximos dias deverá ser de 60% na área de milho, 45% na soja, 80% na cana e 60% no café. 

São esperados de 12,8 a 38,4 mm para os grãos e de 12,8 a até 45 mm para a cana e o café. Ainda assim, os mapas a seguir, que mostram as previsões de hoje a 12 de janeiro, trazem chuvas abaixo da normalidade para o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina - principalmente entre 3 e 7 de janeiro - e quase todo o estado da Bahia. 

Previsões Commodity Weather Group

"Chuvas esparsas ocorreram no Norte e Leste do Brasil ontem e no restante da semana deverão favorecer, principalmente o Brasil Central. O centro e sudoeste do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso, noroeste de São Paulo e extremo nordeste do país deverão continuar bastante secos", explicam os especialistas do Commodity Weather Group. "O stress se expande para cerca de 15% das áreas de soja e 1/4 das áreas de café nesta semana, e podem reverter parte desta situação na próxima", completam. 

O modelo Cosmo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue mostrando a falta de chuvas no estado da Bahia e partes de Minas Gerais nos próximos dias. Algumas ocorrências de chuvas pontuais e de volume limitado no Rio Grande do Sul até o final de 2020 e início de 2021 também são esperadas, como mostra o mapa abaixo para as próximas 93 horas. 

Chuvas

A distribuição das chuvas no Brasil ainda sinaliza alguma irregularidade, principalmente com as temperaturas das águas do oceano Pacífico fora da normalidade, como explica o agrometeorologista da Climatempo, João Castro. Dessa forma, as previsões já indicam que janeiro deverá ser um mês mais seco, principalmente na região Central do país. 

Leia Mais:

+ Centro-Oeste deve seguir com chuvas mal distribuídas e abaixo da média até março, explica agrometeorologista da Climatempo

+ Terça-feira (29) deverá ser de temporais no Norte e continuidade do tempo seco no RS e BA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário