Soja sobe quase 50 pts na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira com foco no clima e no dólar

Publicado em 05/01/2021 13:08 e atualizado em 05/01/2021 13:44

LOGO nalogo

Continua a disparada dos preços da soja na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (5), com o mercado intensificando suas altas entre as posições mais negociadas. Por volta de 13h (horário de Brasília), as cotações subiam quase 50 pontos, levando o janeiro a US$ 13,63 e o março a US$ 13,62 por bushel. O mercado segue refletindo seus fundamentos e também a movimentação do dólar no exterior. 

A moeda americana recua expressivamente frente a seus pares, principalmente frente à divisa chinesa. "A China trabalha com seu menor patamar cambial frente ao dólar desde 2014 e isso dá maior apetite à soja importada, garantindo o rally em Chicago", explicam os analistas da Agrinvest Commodities. 

Quanto ao clima na América do Sul, os principais destaques se dão para a Argentina. A maior parte da região produtora continua sofrendo com o tempo seco e também com temperaturas muito elevadas, cenário que continuam prejudicando o desenvolvimento das lavouras de soja e milho no país. 

Na análise da Agrinvest, a produção sul-americana pode registrar uma perda de até 14 milhões de toneladas nesta temporada, pressionando ainda mais os estoques já muito apertados dos Estados Unidos. Segue chegando a um nível ainda mais crítico, portanto, a relação entre oferta e demanda no quadro mundial da oleaginosa.

Os estoques norte-americanos, afinal, já estão muito baixos, com apenas pouco mais de 4 milhões de toneladas, e acabam ficando ainda mais pressionados frente a uma safra sul-americana menor e uma demanda que ainda é bastante latente e com força de crescimento. 

Ao lado dos fundamentos, como explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, o ambiente financeiro favorável às commodities nesta terça-feira também contribui para a continuidade da escalada dos preços da soja em Chicago. 

Não só a oleaginosa sobe quase 4% no mercado futuro norte-americano, mas avançam ainda os futuros do milho e do trigo, bem como as soft commodities negociadas na Bolsa de Nova York, ao lado do petróleo, que tem altas de mais de 4% para o WTI. 

Brandalizze complementa ainda explicando que o mercado da soja é bastante comprador neste momento, porém, com poucos vendedores dispostos a ofertar sua soja, principalmente no Brasil, onde boa parte da nova safra já foi comercializada. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Diego J. bastos Abreulandia - TO

    E hoje? Será que o nosso ilustre Ginaldo nos concederá uma entrevista?

    2