Condição da safra de soja 20/21 no Paraná tem leve melhora, diz Deral

As lavouras de soja no Paraná registraram uma ligeira melhora de qualidade nos cultivos que se desenvolvem para a safra 2020/21, com avanço de 1 ponto percentual nas áreas classificadas como boas, para 79%, ante a última análise feita em dezembro, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
Houve recuperação na umidade do solo no período, embora o volume de chuvas ainda não seja considerado adequado, em relação a anos anteriores, disse à Reuters o economista do Deral, Marcelo Garrido.
"Teremos informações mais detalhadas no levantamento da próxima semana, já que muitos técnicos de campo das cooperativas e empresas estão de férias nesse período", acrescentou.
As lavouras em condições médias representam 17% das áreas e as ruins --onde há perda sem chance de recuperação-- são 3%, de acordo com o Deral.
A maior parte das áreas está em fase de floração (42%), seguida por frutificação (34%) e desenvolvimento vegetativo (23%). O plantio da oleaginosa foi concluído no início de dezembro.
No milho primeira safra, 79% das lavouras foram classificadas pelo Deral como boas, 16% médias e 5% ruins, cenário estável em relação ao levantamento anterior.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira