Ações europeias saltam diante de expectativas com vacinas e vitória democrata no Senado dos EUA

As ações europeias avançaram nesta quarta-feira depois que uma segunda vacina contra a Covid-19 obteve aprovação do órgão regulatório local, enquanto as apostas aumentaram por um maior estímulo fiscal dos Estados Unidos à medida que os democratas se aproximavam da vitória no Senado.
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 1,4%, para o seu nível mais alto desde o fim de fevereiro de 2020, enquanto o FTSE 100 do Reino Unido teve alta de 3,5% e o DAX da Alemanha ganhou 1,8%.
A vacina da Moderna Inc, que obteve aprovação da Autoridade Europeia de Medicamentos e mais tarde da Comissão Europeia, é vista como um grande impulso para as esperanças europeias de conter o coronavírus.
"As ações da zona do euro já estavam em modo de recuperação nesta manhã e, em seguida, a Agência Europeia de Medicamentos aprovou a vacina contra o coronavírus da Moderna para uso na UE, o que melhorou o sentimento otimista", disse David Madden, analista de mercado da CMC Markets em Londres.
Os bancos, economicamente sensíveis, tiveram alta de 5,5%, registrando seu melhor pregão em dois meses, com os papéis do britânico HSBC, do espanhol Santander e o francês BNP Paribas fornecendo os maiores ganhos.
As principais petrolíferas, como BP, Royal Dutch Shell e Total, tiveram alta de quase 6,5%, já que os preços do petróleo atingiram seus maiores níveis desde fevereiro de 2020 após a promessa da Arábia Saudita de cortar a produção em uma reunião com produtores aliados.
. Em LONDRES, o índice Financial Times teve alta de 3,47%, a 6.841 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 1,76%, a 13.891 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 valorizou-se 1,19%, a 5.630 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 2,4%, a 22.734 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 3,2%, a 8.350 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 ganhou 3,19%, a 5.168 pontos.
0 comentário
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro