Seagro TO apoia produtores com ações de combate ao uso inadequado dos defensivos químicos
A secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) realiza frequentemente ações para diminuir e até eliminar o uso inadequado dos defensivos químicos, e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural.
Nesta segunda-feira, 11, o Brasil comemora o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data foi criada para conscientizar a população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado dos defensivos químicos e os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro Luan Ricardo Bacin, a principal tecnologia adotada é a Produção Integrada de Frutas, presente há vários anos no Tocantins, que busca estimular a produção de forma sustentável com manejo do solo e das plantas em todo o Estado.
“As ações desenvolvidas são principalmente no sentido de capacitar técnicos e produtores a respeito das boas práticas de produção, monitoramento de pragas e doenças nas lavouras, respeito ao meio ambiente e às questões sociais nas propriedades”, pontua o engenheiro Luan.
A seagro participa anualmente do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, espaço criado para discutir com os demais órgãos do Governo, questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, através de suas comissões temáticas. Além disso, o Governo apoia os produtores por meio dos órgãos de assistência técnica e extensão rural, órgãos ambientais e de políticas públicas em parceira com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Comissão da Produção Orgânica do Tocantins (CPOrgTO), para obter a certificação de Produtos Orgânicos, e propiciar a venda direta aos consumidores e aos programas socioassistenciais do Governo.
0 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP