Argentina elimina limite diário de 30 mil t para exportação de milho

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina afirmou nesta terça-feira que decidiu substituir o limite diário de 30 mil toneladas para as exportações de milho por um monitoramento do saldo exportável, visando chegar à safra sem tensões, com compromisso do setor privado.
A medida foi anunciada após uma reunião do ministro da Agricultura do país, Luis Basterra, com representantes da cadeia do milho.
Em 30 de dezembro, a Argentina --terceira maior exportadora de milho do mundo--, chegou a suspender temporariamente o registro de novas exportações do cereal com data de embarque até fevereiro, para garantir o abastecimento doméstico.
Nesta semana, porém, o governo já havia levantado a suspensão, considerando o mal-estar gerado pela medida entre produtores, que deram início a uma greve comercial.
(Reportagem de Walter Bianchi e Maximilian Heath)
0 comentário
Milho opera em direções opostas nesta 6ª feira: Chicago sobe, enquanto B3 volta a recuar
Milho registra mais um pregão de baixas em Chicago nesta 5ª feira; B3 com leve alta
Milho cai 2% em Chicago nesta 4ª feira, liderando baixas das commodities agrícolas
Incrementa MS, programa para elevar o patamar produtivo no Estado do Mato Grosso do Sul, entra em fase de expansão
Milho dispara nesta 2ª feira e fecha o dia com quase 5% de alta na Bolsa de Chicago
Milho lidera altas em Chicago nesta 2ª feira de disparada dos grãos