Bolsas ampliam ganhos pelo 3º dia, problemas políticos afetam a Itália

As ações europeias subiram pela terceira sessão consecutiva nesta quinta-feira, com o avanço nos papéis de tecnologia, a esperança de um grande estímulo sob a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos e dados positivos acerca da exportação da China melhorando o sentimento.
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,7%, atingindo novas máximas desde fevereiro de 2020, com os papéis nos setores de mineração, automobilístico e viagens entre os de melhor desempenho.
Biden deve divulgar nesta quinta-feira sua proposta de pacote de estímulo, projetado para alavancar a economia norte-americana, atingida pela pandemia, com um resgate econômico que pode ultrapassar o valor de 1,5 trilhão de dólares. As exportações chinesas cresceram mais do que o projetado em dezembro, enquanto a economia alemã encolheu menos do que o esperado, a 5,0% em 2020, uma vez que uma forte resposta do Estado ajudou a limitar os impactos causados pela pandemia da Covid-19.
Ainda assim, os investidores temem que os últimos lockdowns induzidos pelo coronavírus no continente europeu possam retardar ainda mais a recuperação, mesmo com o início dos programas de vacinação.
"Entramos no ano com a visão de que as vacinas entrariam em ação na primeira metade do ano e o crescimento econômico deveria se recuperar materialmente. Obviamente, isso tende mais para a segunda metade do ano", disse Nick Peters, gerente de portólio multi-ativos da Fidelity International.
Preocupações políticas atingiram o índice italiano FTSE MIB, com queda de 0,5%, depois que o ex-premiê Matteo Renzi retirou seu pequeno partido Itália Viva da coalizão governista, afundando o governo do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, em desacordos sobre financiamento.
. Em LONDRES, o índice Financial Times valorizou-se 0,84%, a 6.801 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX tinha alta de 0,35%, a 13.988 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,33%, a 5.681 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve queda de 0,47%, a 22.637 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,14%, a 8.372 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,47%, a 5.115 pontos.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi