No último mês de safra, produtor de Rondonópolis/MT precisa intensificar monitoramento para manter produtividade da soja
Podcast
No último mês de safra, produtor de Rondonópolis/MT precisa intensificar monitoramento para manter produtividade da soja
Download
Assim como em outras regiões do Mato Grosso, o plantio da safra de soja 2020/21 em Rondonópolis foi bastante difícil em função da falta de chuvas e registrou atrasos de até 20 dias, estendendo os trabalhos até dezembro, depois de um veranico em novembro interromper as atividades.
De acordo com o delegado coordenador da Aprosoja MT em Rondonópolis, Michel Pagno, a situação climática melhorou em dezembro e janeiro e a expectativa segue sendo de boa produtividade na maior parte das áreas, deixando as perdas restritas à algumas regiões e as grandes perdas à poucas propriedades.
O atraso no plantio será refletido na colheita, que vai começar entre 5 e 10 de fevereiro e se estender por março, mas não deverá impactar muito no plantio da segunda safra de milho. Pagno destaca que a semeadura deve acontecer em 100% das áreas planejadas, mesmo que uma parte saia da melhor janela, já que o mercado está muito favorável.
Agora, o foco precisa ser no monitoramento das lavouras e no planejamento de aplicações para evitar que pragas e doenças retirem ainda mais potencial produtivo das lavouras.
Enquanto isso, a comercialização, tanto da soja, quanto do milho, seguem avançando para as safras atuais e para as do ano que vem, com condições financeiras mais atrativas aos produtores do que as das safras passadas.
Confira a íntegra da entrevista com o delegado coordenador da Aprosoja MT em Rondonópolis no vídeo.
0 comentário
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja
À espera do USDA, soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização