USDA anuncia primeiras mudanças no alto escalão; secretário depende de aprovação do Senado

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) anunciou nesta quarta (20) e quinta-feira (21) os primeiros nomes de alto escalão do órgão para os próximos quatro anos do mandato do presidente Joe Biden, que tomou posse ontem.
Para o cargo de secretário de Agricultura, Joe Biden escolheu Tom Vilsack, que ocupou a vaga entre os anos de 2009 e 2017, na gestão de Barack Obama. A posse ainda depende de aprovação do Senado e caso confirmado seria o primeiro a ocupar a vaga por duas vezes. Os outros 22 secretários também já foram selecionados (veja no final do texto a lista completa de indicados elaborada pelo Poder 360).

Vilsack já foi governador do estado de Iowa (1999-2007). Em 2006, lançou sua candidatura à nomeação do Partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos na eleição de 2008, mas desistiu em 2007.
Como chefe de gabinete do Secretário, foi escolhida Katharine Ferguson, que também já atuou no USDA durante o mandato de Obama. Robert Bonnie foi nomeado vice-chefe de gabinete para Políticas e conselheiro sênior, Clima, no gabinete do Secretário.
Sara Bleich, PhD, foi nomeada conselheira sênior, COVID-19, no gabinete do Secretário. Kumar Chandran foi nomeado conselheiro sênior, Nutrição, no gabinete do Secretário. Para vice-secretário adjunto provisório para a administração, o nome escolhido foi de Gregory Parham, DVM.
Justo Robles foi nomeado o contato da Casa Branca no gabinete do Secretário. A segunda leva de indicações, nesta quinta-feira, foi anunciada a indicação da especialista em política nutricional, Stacy Dean, como subsecretária adjunta para alimentos, nutrição e serviços ao consumidor (FNCS).
O USDA também anunciou que Justin Maxson, CEO da Fundação Mary Reynolds Babcock, que foi nomeado subsecretário adjunto para o Desenvolvimento Rural. Mae Wu foi nomeada subsecretária adjunta de marketing e programas regulatórios.
Veja a lista completa de secretários (equivalente aos ministros no Brasil) indicados por Joe Biden:

Integrantes indicados para Secretárias no governo Biden - Imagem: Poder 360
0 comentário
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares