Soja despenca em Chicago com clima favorável na América do Sul, mas consultor alerta que safra não está consolidada

Publicado em 22/01/2021 17:32 e atualizado em 22/01/2021 18:18
Carlos Cogo - Sócio-Diretor da Consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio
Para Carlos Cogo, mesmo que cotação recue em Chicago, prêmios compensarão os preços no Brasil

Podcast

Entrevista com Carlos Cogo - Sócio-Diretor da Consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio sobre o Fechamento de Mercado da Soja

Download
 

LOGO nalogo

Depois de uma semana intensa de baixas, o mercado aqueceu ainda mais seu recuo e terminou o pregão desta sexta-feira (22) com perdas de quase 60 pontos na Bolsa de Chicago entre os contratos mais negociados. Assim, o março e o maio encerraram a sessão com US$ 13,11 e o agosto, US$ 12,54 por bushel. "Essas baixas foram a devolução do prêmio de risco climático para a América do Sul que foi colocado desde o começo do ano", explicou Carlos Cogo, diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio. 

Mais do que isso, em uma condição como a atual de fundos comprados em posições recordes e numa sexta-feira, o movimento do mercado de correção foi "natural" para que os traders comecem a próxima semana mais "protegidos" à espera das novas notícias. "O mercado já tinha feito ganhos elevados e não quis arriscar entrar no final de semana assim", afirma Cogo. 

No entanto, o especialista afirma que permanece a tendência positiva do mercado, principalmente em função de relação ajustada de oferta e demanda e da condição ainda não definida da nova safra da América do Sul. Novos episódios de estiagem no Brasil podem acontecer em fevereiro e voltar a tirar o potencial produtivo das lavouras de regiões importantes. 

Mais do que isso, para o Brasil ainda vem o suporte de uma safra que já está 60% comercializada e os outros 40% sob produtores bem capitalizados, com condições de escalonar bem as próximas vendas. E esse baixo volume, ainda segundo Cogo, tem de atender à novas demandas para exportação e a intensa demanda interna tanto do mercado de rações, quanto do setor do biodiesel. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário