HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Imea: Colheita da soja segue bastante atrasada em MT e novos negócios são pontuais

Publicado em 26/01/2021 10:32 e atualizado em 26/01/2021 11:02

LOGO nalogo

Maior estado produtor de soja do Brasil, Mato Grosso continua contabilizando um atraso considerável da colheita da soja 2020/21. Apenas 2,23% da área já foi colhida, 12,19 pontos percentuais abaixo da safra anterior e 9,47 se comparado à média dos últimos cinco anos, de acordo com os dados apresentados pelo boletim semanal do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).

"Esse cenário é reflexo do atraso no plantio da oleaginosa, por causa da estiagem que perdurou entre os meses de setembro e novembro, fazendo com que algumas áreas necessitassem de replantio", explicam os especialistas do instituto.

O oeste de Mato Grosso é a região com a colheita mais adianta, com 5,30%, seguida pelo norte, com 3,81%. Já o nordeste do estado é onde os trabalhos de campo estão menos adiantados, "uma vez que as chuvas nesta última semana foram abundantes e interferiram nos trabalhos a campo", informa o Imea.

Leia Mais:

+ Plantio do milho vai a 1% no Mato Grosso enquanto custo de produção sobe no estado, aponta Imea

O reporte traz ainda expectativas de que as áreas onde a colheita já está caminhando são de pivô e que, em fevereiro, o processo deve se intensificar e ganhar mais ritmo. 

CLIMA

Nas últimas 24 horas, de acordo com informações do Commodity Weather Group, 30% das áreas de milho verão e soja do Brasil receberam chuvas que variaram entre 12,8 e 70,4 mm, com volumes consideráveis sendo registrados no nordeste de Mato Grosso, boa parte do Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. 

Chuvas das últimas 24h no Brasil - Fonte: INMET

Chuvas das últimas 24 horas no Brasil - Fonte: Inmet

E as previsões para os próximos cinco dias indicam que a cobertura das chuvas será ainda mais abrangente - entre 55% e 60% das regiões produtoras - com a possibilidade de que as precipitações, pontualmente, possam alcançar até 128 mm.

Previsões estendidas para a América do Sul - Fonte: Commodity Weather Group

Previsões de chuvas estendidas para a América do Sul - Fonte: Commodity Weather Group

"Um padrão de tempo muito mais úmido começa hoje a noite e se estende até quinta-feira (28) do Sul do Paraguai ao Sul do Brasil nas áreas de soja e milho, com algumas regiões podendo sofrer com o excesso de chuvas nos próximos 10 dias", diz o CWG. 

Em contrapartida, as regiões produtoras mais a nordeste do Brasil ainda sofrem com as chuvas apenas pontuais, volumes limitadados e o stress hídrico, ainda de acordo com o instituto internacional de meteorologia, podendo se intensificar, principalmente entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, como mostram os mapas acima. Pontos do Centro-Oeste também sofrer com o tempo seco. 

COLHEITA X NOVOS NEGÓCIOS

Os novos negócios no mercado brasileiro de soja caminham tão lentos quanto a colheita. Com mais de 60% da nova safra já comprometida, os sojicultores optam pelo foco mais direcionado nos trabalhos de campo e na entrega da soja já vendida, devendo voltar ao mercado somente mais a frente. 

Assim, "com o início da colheita da nova safra em Mato Grosso e o baixo volume de negociações, o Indicador Imea-MT encerrou a semana com queda de 2,06%, cotado a R$ 149,36 por saca", informa o Imea. 

O estado já tem quase 70% de sua produção comercializada. "Os produtores ainda estão apreensivos quanto ao desfecho da safra, pois, apesar de as chuvas terem melhorado de dezembro para cá, a maior parte das lavouras se encontra em enchimentode grão, ou seja, sensível às variações climáticas", explicam os especialistas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário