Governo estuda reedição de medidas de proteção ao emprego, diz Bianco

O governo estuda a possibilidade de reeditar medidas de proteção ao emprego formal adotadas em 2020 para preservar vagas em meio à pandemia, disse nesta quinta-feira o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.
Em entrevista para comentar os dados do Caged (cadastro de empregos formais) do ano, Bianco foi questionado se o governo reeditaria um programa nos moldes do BEM, que permitu que as empresas suspendessem contratos ou reduzissem jornadas e salários temporariamente em 2020.
"Estamos avaliando, em conjunto com a evolução dos acontecimentos, se devemos ou não lançar mão de mais medidas relativas a momentos de crise", disse Bianco.
"Isso sempre esteve na prancheta, em momento algum nós deixamos de lado esse pensamento, mas obviamente isso demanda uma análise das circunstâncias e também demanda uma análise política, que nós estamos fazendo junto com nosso ministro e também junto com o presidente da República."
O secretário descartou a possibilidade de haver uma "ressaca" de demissões neste ano. Ele ressaltou que os efeitos mais graves da crise sobre o mercado de trabalho já passaram, que o país já está mais próximo "de uma normalidade" e que o governo está disposto a agir se necessário.
"Não deixaremos o desemprego aumentar e continuaremos com as mãos nas rédeas para que, dentro do possível, possamos cada vez aumentar as contratações, reduzir as demissões e fazer com que os Cageds sejam mês a mês cada vez melhores."
0 comentário
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado
BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro