Imea participa de Crop Tour para mensurar produtividade das lavouras em Mato Grosso
Técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estão coletando informações sobre a produtividade das lavouras de soja em regiões de Mato Grosso. A ação leva o nome de “Crop Tour” e vai avaliar as condições das lavouras em cada região do estado. As informações irão complementar os trabalhos de levantamento e avaliação de safras que são conduzidos pelo Instituto.
O Crop Tour percorre as principais regiões produtoras de soja do país para medir a produtividade das lavouras. É uma ação da Engelhart Commodities Trading Partners (ECTP) e tem como parceiros o Imea, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ADM, Mitsui, Newe Seguradora, Gavilon, CHS, Zen-noh Grain e Olam.
A primeira coleta de dados em Mato Grosso ocorreu na semana de 25 a 28 de janeiro. A segunda começou esta semana (de 2 a 5 de fevereiro). Os técnicos do Imea percorrem as lavouras, colhem as amostras e fazem a contagem de plantas por hectares e de grãos por planta para estimar a produtividade média do local. Com os dados levantados são feitos cálculos e estatísticas para estimar a produtividade média das lavouras do estado.
“A cada 15 km os técnicos entram nas lavouras, localizadas às margens das rodovias e estradas vicinais, contam cerca de 50 metros para dentro da plantação, fazem a amostragem de dois metros quadrados, contando o número de plantas, retiram seis plantas para contagem de grãos e retornam. Para aumentar a amostragem, a equipe nem sempre consegue chegar até as sedes das fazendas”, explicou o gestor de Inteligência de Mercado do Imea, Cleiton Gauer.
Na primeira semana (25/01 a 28/01) os técnicos estiveram na região centro-sul e oeste, passando pelas lavouras de Diamantino, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio. Nesta semana (2 a 5 de fevereiro) devem percorrer a região nordeste, que abrange os municípios de Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência até Vila Rica.
Paralela às visitas feitas pelos técnicos do Imea, outras equipes das empresas parceiras percorrem a região da BR 163 e região sudeste do estado.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS