Maçã/Cepea: Colheita da gala aperta o passo, derrubando os preços
Os preços da maçã gala caíram novamente nesta semana (1º a 05/02) nas regiões classificadoras do Sul do País. Isso porque a intensificação da colheita, principalmente em Vacaria (RS) e Fraiburgo (SC), elevou a oferta da fruta no período - não sustentando os altos níveis de preços observados nas primeiras semanas do ano.
Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram, também, que há um elevado número de pequenos produtores no mercado neste momento, que não possuem capacidade de armazenamento e, por isso, precisam garantir um giro rápido nas suas comercializações - entrando com preços inferiores. Assim, além do recuo no preço, os valores praticados para a gala apresentaram grande dispersão nesta semana.
Na média das regiões classificadoras, a gala 165 Cat 1 registrou desvalorização de 30% no período, sendo vendida a R$ 58,73/cx de 18 kg. Nos próximos dias, os preços da maçã podem continuar caindo, visto que a oferta deve se elevar ainda mais com o início da colheita em São Joaquim (SC). Destaca-se que, visando “aliviar” a oferta doméstica, algumas empresas já deram início às exportações.
0 comentário
Uva/Cepea: Calor intenso afeta qualidade no Vale do SF, mas oferta mais controlada eleva preços das brancas
Mandioca/Cepea: Chuvas reduzem processamento e estoques de derivados
Manga/Cepea: Preço da tommy recua pela 9ª semana no Vale, e pressiona valores da palmer
Maçã/Cepea: Visando diminuir estoques, disponibilidade aumenta e preços recuam
Cenoura/Cepea: Cotações seguem caindo em São Gotardo com oferta elevada
Alface/Cepea: Em Mogi das Cruzes, chuvas reduzem oferta e elevam preços