Agro representa quase 60% das exportações goianas em janeiro
O agronegócio foi responsável por 59,28% das exportações totais de Goiás no mês de janeiro, o que representa um total de 219,88 milhões de dólares. O grande destaque ficou por conta do complexo carnes, especialmente a carne bovina, cujo montante exportado representou 73,18 milhões de dólares, e a carne de frango, que chegou a 25,69 milhões de dólares. Os dados foram divulgados pelo Comex Stat do Ministério da Economia.
Também foram destaque, no mês de janeiro, as exportações do complexo sucroalcooleiro, especialmente de açúcar (31,40 milhões de dólares), e do complexo soja (28,70 milhões de dólares). Aparecem, ainda, com valores expressivos as exportações de milho (19,33 milhões de dólares), couro (13,94 milhões de dólares) e algodão (11,09 milhões de dólares).
Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os investimentos de Goiás no setor agropecuário têm contribuído no retorno das exportações ao Estado, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda.
"Vemos como toda a sociedade se beneficia com esse ciclo. Se por um lado temos uma forte exportação de carnes, por exemplo, na outra ponta, temos frigoríficos contratando pessoas, fazendo a economia girar nos municípios, temos produtores comercializando seu rebanho", explica. "Esse movimento é benéfico para todos e nosso governador Ronaldo Caiado tem nos orientado nesse sentido, de aumentar oportunidades, no campo e na cidade", enfatiza o titular da Seapa.
Balança
Considerando a balança, em janeiro, Goiás exportou 370,92 milhões de dólares e importou 462 milhões de dólares. No País, as exportações totais chegaram a 14,80 bilhões de dólares e as importações alcançaram 15,93 bilhões de dólares.
0 comentário
O futuro do alongamento do crédito rural em jogo
Manejo de abelhas no inverno exige cuidados com nutrição, temperatura e pragas
Semana foi de tradings da soja pagando acima da paridade de exportação, garantindo boas oportunidades ao produtor do Brasil
SLC e Bom Futuro dizem que exerceram preferência na aquisição de mesmas terras da Radar em MT
COFCO International ultrapassa US$ 1 bilhão em financiamento alinhado ao SBTi com US$ 600 milhões em novas linhas de crédito
Brasil x Japão põe soja de MT em campo e mira futuro da carne bovina