Conab inclui maracujá e inhame de dois estados na lista de bônus do PGPAF
O cará/inhame do estado do Espírito Santo é um dos produtos que passará a receber o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) neste mês de fevereiro. A inclusão é devido à boa produtividade que gerou aumento da oferta e redução no preço para o pequeno produtor da região. Outro item que passa a integrar a relação deste mês é o maracujá da Bahia. O produto já recebe o benefício em Sergipe e no Ceará.
O cálculo fica a cargo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que leva em conta o preço de garantia sobre o valor médio praticado no mercado. São contemplados aqueles produtos cujos preços ficaram abaixo da média de mercado. O bônus dá direito a desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O benefício tem vigência de 10 de fevereiro a 9 de março. Pela lista, os itens que permanecem com o bônus este mês são a banana (RR, AL, PB e PE); abacaxi (SE); castanha-de-caju (AL, BA, MA, PB, PE e PI); manga (RJ, SP); maracujá (CE e SE); raiz de mandioca (RO). Por outro lado, saem da lista a banana (CE); borracha natural (BA), castanha-de-caju (CE); manga (BA e GO); mamona (CE); e borracha cultivada (BA).
No caso da castanha-de-caju, a permanência do bônus nas regiões citadas deve-se à pouca disponibilidade de produto devido à entressafra, o que inviabiliza o deslocamento dos maiores compradores às regiões produtoras e diminuiu fortemente a demanda, que forçou os preços para baixo.
O maior desconto será para a manga (SP), 48,76%, seguido pela banana (RR), com 40,32%. A relação completa foi divulgada na sexta-feira (5). Clique aqui e acesse a lista completa publicada no Diário Oficial.
0 comentário
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)