Bitcoin encosta em US $ 50 mil após investimento da Tesla

O bitcoin se aproxima rapidamente da marca de 50 mil dólares nesta terça-feira, com o rescaldo do anúncio da Tesla envolvendo uma criptomoeda, que fez com que os investidores achassem que ela pode se tornar uma classe de ativos convencionais para empresas e gestores de recursos.
A criptomoeda mais popular do mundo valorizou-se 1,150% em relação às mínimas de março de 2020. Cinco anos atrás, ela era negociada a algumas centenas de dólares.
Na segunda-feira, o bitcoin saltou 20% depois que a Tesla disse ter investido 1,5 bilhão de dólares na criptomoeda no mês passado.
O preço de um bitcoin atingiu o pico de 48.216 dólares - quase o suficiente para comprar um dos veículos mais vendidos da Tesla, o Tesla Model Y SUV. Uma criptomoeda rival éter atingiu um recorde de 1.784,85 dólares na terça-feira.
O presidente da Tesla, Elon Musk, um conhecido defensor das criptomoedas, prevê a moeda como pagamento pelos carros elétricos da empresa e analistas considera que isso é uma mudança relevante.
"A bitcoin está absolutamente certa a atenção dos investidores - recebo cada vez mais perguntas sobre isso", disse Marija Vertimane, estrategista sênior da State Street Global Markets. "Faça ponto de vista prático, usar bitcoin para comprar qualquer coisa -incluindo carros da Tesla - ainda seria extremamente difícil, dada sua excessiva volatilidade."
A volatilidade realizada, ou oscilações diárias de preços medidas em termos de preços de fechamento para bitcoin nos últimos 90 dias, foi de 72% em comparação com 16% para o índice de referência de ações norte-americano S&P 500 e 6% para moeda euro.
Além disso, com o valor da bitcoin triplicando nos últimos três meses, os analistas levantaram questões sobre como sua volatilidade afetaria alguém que compra um carro Tesla em bitcoin.
"A menos que o preço da bitcoin se estabilize, ou o preço da bitcoin caia drasticamente, você acaba ganhando um Tesla na loteria, ou o preço triplica e você acaba pagando seu Tesla muito caro", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank .
(Com reportagem adicional de Saikat Chatterjee)
0 comentário
Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX