BC do Japão pode esclarecer que tem espaço para aprofundar juros negativos em revisão de março, dizem fontes

O banco central do Japão pode considerar tomar medidas em sua revisão de março que esclareçam aos mercados que ele tem espaço para aprofundar os juros negativos de forma a apoiar a economia, disseram fontes familiarizadas com seu pensamento.
As medidas podem incluir uma mudança na comunicação ou ajustes no sistema de reservas de três níveis do Banco do Japão, que aplica taxas negativas sobre uma pequena porção dos depósitos estacionados no banco central, disseram três fontes sob condição de anonimato.
Essas medidas dissipariam a visão dominante do mercado de que o banco central ficou sem ferramentas para aumentar o estímulo e não pode aprofundar os juros negativos devido ao custo de uma flexibilização prolongada, disseram.
Faltando ainda semanas para a revisão, não há consenso dentro do Banco do Japão sobre a decisão final, disseram as fontes.
À medida que a pandemia o obriga a manter um programa de estímulo massivo por um período prolongado, o banco central planeja anunciar no próximo mês maneiras de tornar suas ferramentas mais sustentáveis.
0 comentário
Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes
Casa Branca reduz expectativas de crescimento do emprego; Fed enfrenta o mesmo problema
Índice STOXX 600 fecha em recorde com abrandamento de temores com IA e ganhos do UniCredit
Inflação da zona do euro deve se estabilizar na meta do BCE, afirma Lagarde
Grande vitória eleitoral da premiê japonesa pode significar mais atritos com Pequim