IBGE vê queda de 27,3% na safra de café do Brasil em 2021

O Brasil deverá produzir 2,7 milhões de toneladas de café em 2021, ou cerca de 45 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 27,3% em relação ao ano anterior, com uma queda na produção de grãos arábica, variedade que está em sua bienalidade negativa no ciclo deste ano, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês passado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) havia estimado a safra de café do Brasil entre 43,85 milhões e 49,58 milhões de sacas.
Agentes privados projetam uma colheita maior, acima de 50 milhões de sacas, para uma lavoura que sofreu com a seca em 2020.
O IBGE estimou um rendimento médio de 1.509 kg/hectare, queda de 23,3%. O instituto citou ainda que a área plantada deverá ser reduzida em 5%, enquanto a colhida recuará 5,2%.
Para o café arábica, a produção estimada foi de 1,9 milhão de toneladas (31,7 milhões de sacas), com declínio de 33,6% em relação ao ano anterior.
Em 2020, a safra brasileira de café arábica foi de bienalidade positiva, sendo a maior verificada na série histórica do IBGE.
"Já 2021 será ano de bienalidade negativa, o que deve resultar em uma retração expressiva da produção. Minas Gerais, o maior produtor de café arábica (68,9% do total) estimou sua produção em 1,3 milhão de toneladas, que representa um declínio de 35,9% em relação ao ano anterior", afirmou o IBGE.
A safra de café robusta (ou conilon) foi estimada em 807,2 mil toneladas (13,45 milhões de sacas), com declínio de 6,7% em relação ao ano anterior.
No Espírito Santo, maior produtor brasileiro dessa variedade (64,5% do total), a estimativa encontra-se em 520,7 mil toneladas, com declínio de 7,3% na estimativa da produção, disse o IBGE.
0 comentário
Café sobe mais de 1% em NY nesta 6ª feira (25) com dólar fraco e cobertura de posições vendidas
Café sobe mais de 1% em Nova York e tenta recuperação após sequência de pressão
Café fecha em baixa em NY e Londres com safra recorde do Brasil reforçando pressão sobre preços
Conab: Produção de café é estimada em 67,6 milhões de sacas, influenciada por bienalidade positiva em 2026
Café tenta reação em NY, mas mercado já precifica safra brasileira que ainda precisa ser confirmada
Mercado do café segue volátil e sem tendência definida; cafeicultor deve focar nas oportunidades