Ibovespa oscila em torno da estabilidade; ações de commodities lideram ganhos

O principal índice da bolsa paulista oscilava em torno da estabilidade nos primeiros negócios desta quinta-feira, uma vez que ações de empresas de commodities estendiam a valorização da véspera, contrabalançando a influência negativa de Wall Street.
Às 10:43, o Ibovespa mostrava desvalorização de 0,13%, aos 120.514 pontos, após já ter fechado na véspera no pico em quatro semanas.
Ações de blue chips domésticas, incluindo Petrobras e Vale, conduziam o índice, refletindo a alta nas cotações de produtos como petróleo e minério de ferro no mercado internacional.
Esse movimento vem após feriados prolongados em mercados ao redor do mundo, o que na semana passada colocado os investidores em posições mais conservadoras. As bolsas de Wall Street ficaram fechadas na segunda-feira, enquanto a Bovespa voltou na véspera e os mercados da China retomam nesta quinta.
Segundo profissionais do mercado, investidores também voltam a ampliar posições em ativos de risco após o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, ter sinalizado na ata da última reunião, divulgada na véspera, que deve manter estímulos monetários e liquidez elevada por período prolongado.
Por outro lado, a aposta das bolsas de Nova York e da Europa era negativa, com na defensiva enquanto aguardam mais informações sobre novos estímulos econômicos.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral