FGV: Agroindústria finaliza 2020 em queda, mas acelera neste início de 2021

Publicado em 18/02/2021 16:10
Previsão de crescimento para o setor agroindustrial se apoia, entre outros fatores, no controle mais efetivo da pandemia da Covid-19

LOGO nalogo

De acordo com o Índice de Produção Agroindustrial PIMAgro da Fundação Getúltio Vargas (FGV), divulgado nesta quinta-feira (18), o ano de 2020 encerrou com recuo nos resultados do setor da agroindústria, mas analistas da instituição apontam um início de 2021 em trajetória de recuperação.

A expectativa da entidade para este ano é de que a agroindústria brasileira cresça 5% em relação a 2020, impulsionada pela produção de produtos não-alimentícios, que deve ser ampliada em 7%, e dos alimentícios e bebidas, com perspectiva de aumento de 3,1%. Como apoio a estas previsões, o relatório aponta a suposição de que o controle da pandemia será razoavelmente efetivo ao longo do ano e que não ocorra nenhum evento político severamente adverso. Além disso, há a perspectiva de uma alta no Produto Interno Bruto (PIB), uma menor depreciação da moeda nacional, manutenção da confiança do empresário industrial no patamar observado em dezembro/2020, favorecimento das exportações de Produtos Alimentícios e Bebidas e aumento das importações de Produtos Não-Alimentícios.

Apesar da queda de 1,1% na produção agroindustrial em 2020, em comparação ao resultado de 2019, segundo análise do setor Agro da FGV, o desempenho pode ser considerado positivo, dadas as adversidades geradas pela pandemia da Covid-19 no ano passado. 

Conforme o reporte da Fundação, a expectativa é de recuperação neste início de ano, já que nos últimos seis meses de 2020 foram registradas taxas interanuais de crescimento positivas. 

O setor de produtos alimentícios registrou expansão de 4,2% em 2020 no comparativo com o ano anterior, puxada pelo subgrupo de alimentos de origem vegetal, que ampliou em 10,9% seus resultados. 

A análise da FGVAgro é de que o setor foi, de certa forma, beneficiado pela pandemia, sobretudo pelos programas de transferência de renda, como o Auxílio Emergencial, concedido pelo Governo Federal. 

Apesar disso, o setor de produtos alimentícios inicia 2021 em trajetória desacelerada, motivada pelas taxas interanuais negativas de crescimento no último bimestre de 2020. 

Já no caso dos produtos não-alimentícios, o recuo em 2020 foi de 6,1% frente a 2019. Entre os subgrupos que contribuíram para a retração estão os produtos têxteis (-17,4%), bicombustíveis (-10%) e borracha (-12,1%).

Entretanto, entre os produtos não-alimentícios, houve alta de 2,3% nos insumos agrícolas que, praticamente não sentiram os efeitos adversos da pandemia, impactados de maneira positiva pelo bom momento da agropecuária no país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário