Dólar salta acima de R$ 5,60 mesmo com BC; cenário para real piora na margem

Publicado em 26/02/2021 17:21 e atualizado em 28/02/2021 08:25

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar teve mais um salto nesta sexta-feira e fechou acima de 5,60 reais pela primeira vez desde novembro, em dia de forte pressão que levou o Banco Central, pelo segundo pregão seguido, a fazer intervenção dupla no mercado de câmbio, em meio a mais uma sessão negativa para moedas emergentes por receios sobre fuga de capital com a disparada de juros soberanos.

Novamente, a combinação entre firme demanda global por dólares e novos ruídos no mercado local ditou a dinâmica do câmbio no Brasil, num dia já tradicionalmente volátil devido à "briga" entre comprados e vendidos em dólar por ocasião da formação da Ptax de fim de mês.

O mercado já vinha de certo incômodo pela ressurgência de notícias na imprensa sobre suposta fragilidade do ministro da Economia, Paulo Guedes, no governo.

À tarde, notícia de O Globo de que o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, havia colocado o cargo à disposição turbinou a busca por dólar. A informação veio uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado que substituiria o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, o que causou um rebuliço nos mercados que irradiou por toda esta semana.

Com o dólar escalando, o BC atuou duas vezes. Às 12h12, a moeda bateu uma máxima acima de 5,57 reais. Três minutos depois, o Banco Central veio ao mercado com anúncio de um leilão de venda de dólar à vista, no qual colocou 740 milhões de dólares.

Mas a moeda recobrou forças, e um segundo leilão foi anunciado logo após o dólar saltar a 5,61 reais, depois de ter chegado a cair abaixo de 5,50 reais durante a manhã. Essa operação chamou atenção de alguns operadores por ter ocorrido entre 16h11 e 16h16, durante o "call" de ajuste dos juros futuros.

No total, o BC colocou 1,545 bilhão de dólares no mercado à vista, elevando a 3,080 bilhões de dólares o montante despejado desde a véspera.

"O próximo passo é o BC subir juros", disse um gestor, segundo o qual o segundo leilão foi anunciado para conter a pressão de alta vinda da notícia relacionada ao presidente do BB.

No fechamento, o dólar spot subiu 1,67% nesta sexta, a 5,6017 reais na venda. Na máxima, bateu 5,6100 reais, alta de 1,82%.

Na semana, o dólar saltou 4,03% --maior alta desde a de 4,34% da semana encerrada no último dia 8 de janeiro.

Em fevereiro, a cotação avançou 2,25%, elevando os ganhos no ano para 7,90%.

O real tem o pior desempenho entre 33 pares do dólar no acumulado de 2021. E o cenário, na margem, parece pior, segundo pelo menos três bancos.

O Itaú Unibanco elevou a estimativa para o dólar ao fim de 2021 de 4,75 reais para 5,00 reais. "A incerteza fiscal deve permanecer elevada e o cenário global pode se tornar desafiador adiante para ativos de risco, impedindo uma apreciação mais intensa da moeda, como projetávamos", disse o banco.

O Bradesco espera agora que o dólar feche este ano em 5,30 reais. Em janeiro, a expectativa era que a moeda ficasse em 5,00 reais ao fim de dezembro. "A mudança nas condições financeiras globais e as incertezas fiscais domésticas podem limitar a apreciação (do real) sugerida pelos fundamentos das contas externas e ganhos de termos de troca", disse o banco em nota.

E o Rabobank passou a ver dólar de 5,15 reais ao fim deste ano, ante 5,05 reais da projeção anterior. Mauricio Une e Gabriel Santos citaram que, apesar da valorização das matérias-primas, muitos exportadores têm mantido as receitas no exterior, enquanto investidores estrangeiros seguem afastados dos mercados domésticos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário