CNA solicita ao Mapa prorrogação dos prazos do ZARC para milho 2ª safra no Paraná e em Mato Grosso
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou, na sexta (26), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um ofício para solicitar, por 10 dias, a prorrogação do período de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para semeadura do milho segunda safra no Paraná e em Mato Grosso.
No documento encaminhado ao secretário de Política Agrícola, César Halum, , a CNA justifica que os atrasos do plantio da soja na primeira safra e as chuvas em fevereiro levaram a um atraso significativo do plantio do milho safrinha. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas 20% da área de milho foi semeada até a semana passada, enquanto os prazos indicados pelo ZARC haviam se encerrado.
“A semeadura posterior à indicação do ZARC traz consequências para os produtores, que perdem o direito à subvenção do seguro rural e à indenização no caso de perdas de produção, além da cobertura do Proagro”, explica o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli.
Na avaliação de Arioli, o pleito é necessário, pois, apesar de a Portaria 412/2020 do Mapa prever que o ZARC não será alterado durante o andamento da safra atual, o milho segunda safra é de extrema importância para o abastecimento interno.
De acordo com a Conab, há apenas 7,3 milhões de toneladas de milho em estoque, o menor volume dos últimos quatro anos. Ao mesmo tempo, somente o consumo interno deverá crescer mais de 5% em 2021. “Diante desse cenário, contamos com o apoio desta Secretaria para a prorrogação”, reforça o presidente da Comissão.
1 comentário
2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Marcus Vinícius Schütz Toledo (Paraná)
Alguém tem alguma novidade se zoneamento vai ser mesmo prorrogado!!
MAPA vai acatar o pedido de alteração do ZARC?Sr. MARCUS, Veja como funciona a burocracia ... Na iminência de uma grave queda na arrecadação de impostos ... Através da "caneta" mudam as condições climáticas e "prorrogam as práticas agrícolas" ... DÁ PRA ACREDITAR ???