Ovos: evolução diária de preços apresenta anormalidade em março
Ao contrário do que se esperava para a semana, o consumo permaneceu encolhido e os negócios com ovos sofreram duas baixas de preço no período.
O fato é anormal considerando que o mercado de ovos se encontra dentro do período religioso da Quaresma que, aliado ao recebimento de salários de grande parte da população ativa, contribui para maior giro do produto e evolução das cotações.
O resultado dessa anormalidade foi excedentes muito acima das necessidades de consumo que tiraram a sustentação dos preços, aumentaram os estoques e pressionaram as cotações.
O acompanhamento da evolução diária de preços realizada pelo Avisite/Ovosite neste ano, no ano passado e nos últimos 13 anos mostra essa constatação. Assim, enquanto no ano passado e na média histórica os índices de preços apresentam evolução na casa dos 5%-6% em relação aos preços de abertura, neste ano apontam involução de 3,4%.
As medidas mais restritivas impostas pelo governo paulista no combate ao Coronavírus podem ser um complicador adicional para os produtores. Assim, resta continuar com ações mais drásticas na base de produção para encontrar o necessário equilíbrio entre oferta e demanda. Somente assim, o produto poderá apresentar novas possibilidades diante de custos tão expressivos. E isso não vai acontecer de um dia para o outro.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?