Mangueirinha/PR perdeu 20% da produtividade da soja, 50% do milho verão e já tem problemas na safrinha
Podcast
Mangueirinha/PR perdeu 20% da produtividade da soja, 50% do milho verão e já tem problemas na safrinha
Download
Em seus 39 anos de vida, o produtor rural Laércio Dalla Vecchia nunca presenciou uma situação tão complicada quanto a da safra 2020/21 em Mangueirinha no Paraná. O conjunto de condições climáticas adversas e alta pressão de pragas e doenças prejudicou as lavouras das safras verão e da safrinha.
Para a safra de soja, por exemplo, o plantio foi atrasado devido a falta de umidade, depois as chuvas vieram em volumes suficientes para um bom desenvolvimento, mas em janeiro foi o excesso de chuva que impediu a colheita, impediu aplicação de defensivos e causou abortamento de vagens do baixeiro. Depois em fevereiro, novamente a estiagem prejudicou as lavouras mais tardias.
Assim, as perdas para a soja giram em torno de 15 a 20% com relação a safra passada. Já para o milho verão, a perda foi de 50% em função do intenso ataque de cigarrinhas e registro de enfezamento das plantas.
O atraso no plantio da soja refletiu também na segunda safra da região. Dalla Vecchia destaca que muitas áreas de milho ficaram fora da janela ideal de cultivo e muitos produtores optaram por deixar de plantar devido ao alto risco de enfezamento. Assim, a área cultivada de feijão aumentou, mas as lavouras também sofreram muito com a falta de chuvas em fevereiro e o desenvolvimento está prejudicado até aqui.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Mangueirinha/PR no vídeo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira