Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 12/03/2021

Publicado em 12/03/2021 15:00

- Algodão em NY - Novamente uma semana de muita volatilidade na bolsa de NY.  Mesmo o relatório WASDE sendo considerado relativamente altista, o mercado teve limite de baixa na Terça para depois se recuperar.   O contrato Jul/21 fechou ontem cotado a 89,20 U$c/lp, alta de 1,2% nos últimos 7 dias.

 - Baixistas - No relatório WASDE deste mês a produção dos EUA 2020/21 foi reduzida para 14,7 milhões de fardos, enquanto a expectativa do mercado estava em torno de 14,6 milhões. As exportações permaneceram inalteradas em 15,5 milhões de fardos, o que foi a maior surpresa já que a maioria acreditava que a previsão seria aumentada por conta do alto volume de vendas até aqui.

- Altistas - O relatório, por outro lado, reduziu os estoques iniciais e a safra mundial 2020/21 mais uma vez.  Assim, o estoque mundial final projetado para 20/21 foi reduzido em 1,14 milhão de fardos, para 94,6 milhões (20,6 milhões de tons). A relação estoque/uso global foi projetada em 80,5% contra a última temporada em 96,3%.

- Altistas 2 - Embora há previsões de chuva leve a moderada para as planícies do Texas na próxima semana, no geral as perspectivas para a safra da região não parecem muito promissoras neste momento pré-plantio.

- EUA - A maioria dos analistas de mercado estimam que as exportações dos EUA este ano devem chegar perto de 16 milhões de fardos, o que deve levar os estoques de passagem do país (2020/21) a ficarem abaixo de 4 milhões de fardos (a atual projeção do USDA é de 4,2 milhões de fardos).

- China - As exportações totais da China aumentaram 155%, para US$ 469 bilhões em fevereiro, em comparação com o ano anterior, quando grande parte da economia estava fechada para combater a pandemia.  Economia Chinesa forte geralmente está relacionada com bons preços de commodities.

- China 2 - As cotações de algodão na bolsa de Zhengzhou (ZCE) caíram 3,6% esta semana.  Com a queda, a diferença de preço entre o algodão importado e o local caiu de 1.300 yuan/ton para 1700 yuan/ton. Ou seja, mesmo com a queda o algodão importado continua ainda muito mais compensador para as industrias locais. 

- Cotton Brazil China – Aconteceu esta semana na China o webinar Cotton Brazil Outlook. Este foi o segundo evento na China em 3 meses e que contou com a presença de indústrias têxteis locais e empresas da cadeia, destacou a qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e outros diferenciais do algodão brasileiro. Mais info: https://cottonbrazil.com

- Cotton Brazil China 2 – O evento Cotton Brazil Outlook – China foi o oitavo evento realizado este ano nos principais países compradores pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil.  O evento da China contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Beijing e da CNCE – China National Cotton Exchange.

- India - Segundo fontes locais, as exportações de algodão da Índia devem aumentar 50% este ano, para 1,27 milhão de toneladas.  A Índia, maior produtor mundial, exporta o algodão mais barato do mundo e assim tem ganho espaço este ano em mercados como China, Bangladesh e Vietnã.

- Paquistão - As exportações da Índia poderiam ter um novo impulso caso o Paquistão decida reabrir seu mercado para o algodão indiano. Conversas estão em andamento para reestabelecer o comércio de algodão entre os países, mas ainda sem resultados.

- Exportações - Exportações brasileiras de algodão na 1a semana de março foram de 60 mil toneladas.  Neste ritmo deveremos bater o recorde de exportações para o mês, que foi 140 mil toneladas em mar/20.

- Exportações 2 - Nos sete meses da temporada de exportações 20/21 (iniciada em Ago/20), o Brasil exportou 1,76 milhão de toneladas, totalizando uma receita de US$ 2,66 bilhões.  

- Exportações 3 O principal mercado neste período foi a China (630 mil tons), seguida de Vietnã (267 mil tons) e Paquistão (244 mil tons)

- Plantio 20/21 -  A Abrapa informou que o plantio da safra 2020/21 de algodão no Brasil está 100% concluído.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário