Goiás registra recorde no abate de frangos em 2020
Um total de 415,1 milhões de frangos foi abatido no Estado de Goiás, no ano passado, conforme apontam as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do 4º trimestre de 2020, divulgadas nesta quinta-feira (18/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade representa aumento de 2,1% em relação à 2019 e é considerado um recorde na comparação da série histórica.
Considerando o volume, foram 931,6 mil toneladas de carne de frango (carcaças) no Estado, que representa aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Com o resultado, Goiás ocupa a 6ª posição no ranking nacional da produção de frangos.
Em todo o Brasil, foram 6 bilhões de cabeças de frango abatidas (aumento de 3,3% em relação a 2019), total que é também considerado recorde histórico, desde que as pesquisas foram iniciadas em 1997.
"É um aumento considerável, sobretudo ocasionado pelo aumento na demanda interna e na procura internacional, visto que Goiás exportou 213 mil toneladas de carne de frango, no ano passado, o que representou aumento de 30,7% em comparação ao ano anterior", analisa o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. "A carne de frango esteve à frente das demais proteínas animais também em termos de competitividade e isso favoreceu, ainda, o consumo interno. Tivemos capacidade produtiva de atender as duas demandas, o que foi bastante positivo para o Estado, como um todo."
Em relação às outras proteínas animais, Goiás registrou, em 2020, o abate de 2,8 milhões de cabeças de bovinos (750 mil toneladas) e de 1,9 milhão de cabeças de suínos (183,5 mil toneladas). O IBGE também divulgou a produção de ovos no Estado, que foi de 212,4 milhões de dúzias; de leite cru adquirido, em um total de 2,5 bilhões de litros; e de couro bovino curtido, que foi de 3 milhões de unidades.
0 comentário
Frango/Cepea: Produção recorde ajuda a explicar queda recente nos preços
Ovos/Cepea: Preços recuam na semana, mas média mensal segue alta
Frango recua em março com demanda fraca e tensão no cenário externo
Suínos: preços estabilizam em março, mas setor segue pressionado
Torção do mesentério em suínos: evidências genéticas e implicações para o melhoramento animal
Novo sistema de sombreamento reduz estresse térmico e melhora desempenho de matrizes ao ar livre