Condições de clima começam a melhorar nos EUA e primeiros plantios de milho iniciam tímidos

Publicado em 22/03/2021 15:23 e atualizado em 22/03/2021 16:07

LOGO nalogo

Aos poucos, o cenário climático nos Estados Unidos vai ganhando mais espaço no radar dos traders para o andamento das cotações dos grãos na Bolsa de Chicago.  A Primavera começou no país e o plantio do milho já foi iniciado em algumas regiões mais ao Sul, mas deve se intensificar somente em abril. E até meados do próximo mês nem ao menos 1% da área destinada ao cereal já terá sido semeada. 

Ainda assim, as especulações vão crescendo no mercado ao passo em que se aproxima a divulgação, em 31 de março, do boletim Prospective Plantings, do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). As sinalizações são de  um expressivo aumento para a área de soja e de incremento também para o milho na safra 2021/22. 

As chuvas chegaram a importantes regiões produtoras do Meio-Oeste nos últimos dias e melhoraram os níveis de umidade nos solos, os quais vinham em patamares criticamente baixos. No entanto, segundo especialistas, a questão em relação aos solos é se eles estarão com temperaturas adequadas no momento do início efetivo do plantio depois um inverno bastante rigoroso, principalmente no final da estação. 

Milho safra 2021/22 Texas/EUA - Foto: Todd Kimbrell/Twitter

Milho safra 2021/22 semeado no centro norte do estado do Texas/EUA - Foto: Todd Kimbrell/Twitter

As primeiras previsões e tendências observadas neste momento sinalizam que as temperaturas deverão continuar subindo neste início de primavera, podendo promover o aquecimento adequado destes solos. Entretanto, meteorologistas não descartam a possibilidade de uma frente fria 'ocasional' podendo chegar, provocando uma pontual baixa das temperaturas. 

"O maior risco de temperaturas abaixo do normal, no curto prazo, ocorrerá nas planícies do norte e na parte leste do Corn Belt. Mais preocupante nesta área do que as temperaturas, no entanto, é a falta de chuvas que parece que tende a continuar", explicam os especialistas ao portal norte-americano Agriculture.com.

Ao site, o WeatherTrends360, empresa especializada em previsões climáticas dos EUA, mostra ainda que as chuvas até o final deste mês deverão ficar acima da média para quase todo o cinturão. 

"Se examinarmos as tendências mais de perto, no entanto, vemos que áreas de chuvas abaixo do normal ainda são esperadas nas planícies do norte e no leste do cinturão. À primeira vista, as tendências de precipitação para a última parte de março indicam boas notícias para o noroeste de Iowa, onde o Drought Monitor dos EUA, em 16 de março, indicava seca extrema", afirma a consultoria.

A imagem abaixo ilustra as condições esperadas:

Clima nos EUA - WeatherTrends360

Ainda de acordo com especialistas, embora a seca viesse preocupando bastante durante o inverno, a temporada mais seca diminuiu os riscos de cheias e inundações agora na primavera, como aconteceu no ano passado nos Estados Unidos. As condições de clima no início da safra passada foram extremamente adversas e provocaram perdas consideráveis tanto para o milho, quanto para a soja. 

No começo de abril, entre os dias 1º e 5, a área com chuvas abaixo da média se mostra um pouco mais extensa e exige atenção, como mostram as imagens do Commodity Weather Group.

Chuvas nos EUA - Fonte: CWG

"As chuvas devem ser frequentes nesta semana no Delta, deixando os trabalhos de campo mais lento na semeadura do milho. Já nos próximos 6 a 10 dias, o tempo deverá ficar mais seco, permitindo uma recuperação do ritmo antes das precipitações nos próximos 11 a 15 dias", diz o CWG. 

O mapa a seguir mostra as condições entre 6 e 20 de abril:

Chuvas nos EUA 16 a 30 dias - Fonte: CWG

Neste momento, a Agrinvest Commodities destaca a especulação do mercado para dois cenários podendo ser observados nos Estados Unidos neste início da nova safra americana:

Milho EUA - Perspectivas - Fonte: Agrinvest Commodities

Nas previsões mais alongadas, os mapas já mostram temperaturas acima da média para o período durante o verão norte-americano. Sobre as chuvas, são esperados volumes abaixo da média durante a estação no norte, oeste e centro dos Estados Unidos. Confirmadas essas condições, alguns especialistas já começam a se preocupar com a produtividade do milho em alguns pontos de regiões produtoras norte-americanas. 

Com informações do Agriculture.com; DTN The Progressive Farmer; AgWeb e Agrinvest Commodities

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário