Procafé: Veranico em janeiro danificou ainda mais a planta, podendo gerar mais impacto na safra de 2022
Podcast
Entrevista com Rodrigo Naves Paiva - Eng. Agr. MSc. Fund. PROCAFÉ sobre a Semana da Água
Download
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Rodrigo Naves Paiva, engenheiro da Fundação Procafé atualizou as condições dos cafezais brasileiros. Segundo o especialista, o produtor enfrentrou um novo veranico em janeiro, de pelo menos 15 dias, que danificou ainda mais o desenvolvimento da planta para 2022.
Relembrou que no período entre março e novembro, os volumes de chuvas ficaram bem abaixo da média necessária para o desenvolvimento da safra 21. Em dezembro, as chuvas retornaram com mais frequência, fazendo a reposição hídrica do solo.
Em janeiro, choveu o esperado para o mês nos primeiros 15 dias, mas na segunda quinzena foi observado um novo corte nas precipitações. Em fevereiro, as chuvas ficaram dentro da média esperada, ajudando a planta na fase de granação dos frutos.
"Houve esse veranico que acabou estressando essa planta, em fevereiro houve essa retomada e agora em março, um veranico em torno de 10 dias com temperaturas mais elevadas. Isso acaba dificuldade a planta a crescer e vegetar devido esse estresse", afirma.
Destacou também que a Fundação tem focado na tecnologia de irrigação no café, observando bons resultados. "Nos últimos 15 anos que a gente tem trabalho, a gente tem conseguido aqui em torno de 30% a 40% a mais de produção, o que corresponde em termo de produtividade em entre 10 e 15 sacas a mais no ano", comenta.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã