Do Grão à Barra #5 - Cacau de qualidade é a peça chave para chocolates com sabores cada vez mais complexos

Publicado em 25/03/2021 09:18 e atualizado em 09/05/2023 08:51
Do Grão à Barra -

Podcast

Cacau de qualidade é a peça chave para chocolates com sabores cada vez mais complexos

Download

LOGO nalogo

Priscila França, chefe chocolateira premiada que já deu aulas na tradicional escola gastronômica Le Cordon Bleu, explica que os chocolates Bean to Bar e Tree to Bar precisam ter como base a qualidade do cacau. Desta forma, pouco a pouco os produtores brasileiros vão descobrindo novas práticas de manejo para que essa qualidade seja atingida, proporcionando a abertura de mercados cada vez mais exigentes. A experiência sensorial complexa e o maior valor agregado são os resultados de uma cadeia produtiva que começa a investir na profissionalização e no reconhecimento do trabalho dos cacauicultores.

cacau5
 

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Leia Mais:

+ Entre dificuldades e avanços, Dia do Cacau representa um setor em plena expansão

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário