China segue com espaço para importação de carnes, soja e milho, diz especialista

Publicado em 31/03/2021 09:41 e atualizado em 31/03/2021 11:44
Gabriel Montalvão de Freitas - Ramax Group
Segundo trader, o gigante asiático "jamais estará bem abastecido no curto e médio prazo de soja e milho"

Podcast

Entrevista com Gabriel Montalvão de Freitas - Ramax Group sobre a suinocultura na china

Download

LOGO nalogo

O trabalho de recuperação dos plantéis de suínos na China não deve boquear o espaço para a importação por parte do gigante asiático das carnes brasileiras, nem de milho e soja, segundo o trader do Ramax Group, que trabalha na China, Gabriel de Freitas. Segundo ele, "é difícil" que o país atinja a autossuficiência desejada para a produção de carne suína, e "o país jamar estará bem abastecido no curto e no médio prazo no estoque de soja e milho".

Freitas afirma que os recentes casos pontuais de Peste Suína Africana registrados na China não têm afetado de maneira significativa o número de suínos vivos. Entretanto, a permanência da doença na China está fazendo com que investidores fiquem temerosos em apostar suas fichas na suinocultura com o risco de perder. 

"Essa falta de investimento, somada à menor demanda na ponta consumidora, algo esperado nesta época do ano, pós-feriadão de Ano Novo Chinês, está puxando os preços do suíno vivo para baixo. Mais do que isso, os valores em patamares baixos estão gerando um 'efeito manada' nos pequenos e médios suinocultores para venderem os suínos mais pesados e as matrizes", disse. 

A aposta do mercdo, segundo o especialista, é que entre maio e junho os preços do suíno voltem a subir no país. Sendo assim, a carne suína brasileira segue sendo bem-vinda na nação asiática, que agora está menos temerosa em adquirir carnes importadas, que passam por rigorosa inspeção para eliminar a possibilidade de contaminação por coronavírus. 

No caso dos grãos, Freitas aponta que a demanda chinesa deve seguir aquecida, já que não só o plantel de suínos está sendo recuperdo, mas a produção local de frango também avançou. Mais do que isso, as safras chinesas sofreram com problemas climáticos e não serão suficientes para suprir a necessidade do país, e Freitas explica que a China deve seguir importando volumes do Brasil e dos Estados Unidos. 

Ainda sobre a carne de frango, os preços locais na China subiram, de acordo com o trader, o que pode garantir melhores remunerações à proteína avícola exportada pelo Brasil. "Tanto para a carne suína quanto para a de frango, o Brasil tem a vantagem de fornecer em quantidade", disse.

Entretanto, para a carne bovina o cenário, por enquanto, é diferente. Freitas explica que a China está com altos estoques, e com os atuais patamares de preço do boi no Brasil, vai ser difícil que as importações aumentem expressivamente no momento. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Osler Desouzart Sao Paulo - SP

    Interessante, mas tenho informações diferentes. Os pesos dos suínos abatidos nos últimos 40 dias indicaram um percentual anormal de animais abaixo do peso normal de abate, e um número expressivos de abates de matrizes. Tais fatores e o elevado preço dos leitões induziram-me a outras conclusões...

    1