HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

La Niña chegou ao fim, aponta modelo Australiano; NOAA mantém atuação do fenômeno

Publicado em 31/03/2021 11:09

O episódio do fenômeno La Niña chegou ao fim agora no começo do outono. A avaliação é do Bureau de Meteorologia (BoM) da Austrália. O centro meteorológico australiano é um dos principais do mundo no monitoramento dos fenômenos no Pacífico Equatorial. As informações foram divulgadas pela MetSul nesta quarta-feira (31). 

Com efeito, os meteorologistas australianos destacam em sua análise que o comportamento da atmosfera no Pacífico Equatorial apresenta hoje “indicadores que retornaram aos níveis de neutralidade”. De acordo com o último informe do órgão, a “agulha” de monitoramento passou para “inativo”, ou seja, sem El Niño ou La Niña.

La Niña - modelo australiano

A análise do Bureau de Meteorologia da Austrália destaca que os modelos sugerem que o Pacífico deve seguir em neutralidade ao menos até o inverno. A avaliação é que tanto as águas superficiais como as abaixo da superfície estão em valores próximos da média.

O órgão ressalta ainda que os indicadores atmosféricos, em geral, condizem com um quadro de neutralidade. Apenas o padrão de nebulosidade perto da linha internacional da data ainda apresenta sinais de La Niña, diz o BoM. O Índice de Oscilação do Sul, a chamada SOI, está perto de zero. Já o regime de ventos na faixa equatorial hoje é mais fruto da Oscilação de Madden-Julian, explica o serviço australiano.

A MetSul destacou ainda que a Administração Oceânica e Atmosférica ainda mantém o fenômeno em atuação. "É simples. Os americanos e australianos adotam critérios diferentes de anomalia de temperatura do mar para indicar se há El Niño ou La Niña", destacou a publicação. 

LA NINA - NOAA

Com efeito, a NOAA  considera anomalias de -0,5ºC ou +0,5ºC. Os australianos usam o patamar de -0,8ºC ou +0,8ºC, conforme La Niña ou El Niño. Portanto, as réguas são distintas. Os australianos, assim, usam um patamar mais alto de anomalia.

O boletim semanal da NOAA divulgado na segunda-feira apontou uma anomalia da temperatura da superfície do mar de -0,6ºC no Pacífico Equatorial Central (região Niño 3.4). Por sua vez, a anomalia no Pacífico Leste (região Niño 1+2) foi de -0,9ºC, um resfriamento expressivo na comparação com a semana anterior.

A NOAA afirma que o padrão atmosférico segue sendo de La Niña no Pacífico. Por fim, a agência dos Estados Unidos avalia como sendo de 60% a probabilidade do Pacífico evoluir para neutro no decorrer deste outono.

Mais informações aqui

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MetSul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário