Carne de frango: relação entre exportações e abate inspecionado nas 10 maiores UFs produtoras
A tabela abaixo aponta a representatividade das exportações de carne de frango frente à produção total (abates sob inspeção) das 10 principais Unidades Federativas (UFs) produtoras. Ela parte do princípio de que toda carne de frango exportada passa necessariamente por inspeção - neste caso federal.
A partir dessa premissa é possível constatar que pouco mais da metade (50,51%) da produção de carne de frango de Santa Catarina segue para o mercado externo.
Esse é o maior índice entre os 10 primeiros produtores, sendo seguido por Rio Grande do Sul (41,28% do total) e Paraná (36,88% do total).
As exportações do Mato Grosso do Sul (36,87% do total) apresentam índice de participação similar à paranaense, mas os volumes exportados são bem diferentes.
Considerado o total abatido sob inspeção nas 10 principais Unidades Federativas, observa-se que o volume por elas exportado representou 31,28% da produção inspecionada.
Notar que, entre os 10 maiores exportadores, apenas duas UFs não estão presentes nessa relação: o Distrito Federal e o Espírito Santo, respectivamente 9º e 10º exportadores em 2020.
O Distrito Federal não é citado porque, nos dados divulgados pelo IBGE, a produção inspecionada de UFs com menos de três abatedouros é desidentificada. Isto impede a avaliação da representatividade das exportações no total abatido pelo DF.
Já o Espírito Santo não participa do grupo dos 10: em 2020 registrou o 12º maior volume de carne de frango inspecionada (perto de 137 mil/t). Suas exportações (cerca de 8,2 mil/t) corresponderam a 6% dos abates totais.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?