Preço do milho disponível atinge patamares recordes em Mato Grosso

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que o preço do milho disponível em Mato Grosso vem alcançando patamares recordes, atingindo a marca de R$ 72,36 a saca na última semana.
“Dentre os fatores observados na semana, a divulgação trimestral das perspectivas de plantio do milho nos EUA pelo USDA teve grande influência no preço da CMEGroup e consequentemente no estado - os números vieram abaixo do esperado pelo mercado”, aponta a publicação.
O relatório destaca ainda que, além disso, a alta no dólar, a redução da produção esperada do milho primeira safra no Brasil somado a semeadura tardia em Mato Grosso continuam sendo importantes fatores de alta no estado.
“Portanto, tendo em vista a atual conjuntura de fatores, as incertezas sobre a produção do milho safrinha em âmbito nacional e, principalmente, as previsões climáticas com baixos índices pluviométricos para as próximas semanas no estado, os preços em Mato Grosso seguem em tendência altista”, afirmam os analistas.
Enquanto isso o plantio da segunda safra de milho chegou ao fim no estado na última sexta-feira (02) de maneira bastante atrasada devido ao atraso na semeadura da soja, que consequentemente refletiu na postergação da colheita.
Na análise do Imea, 45,34% das áreas foram cultivadas fora da janela ideal para a cultura, que é considerada até o dia 28 de fevereiro. “É importante ressaltar que, historicamente, áreas cultivadas após a janela da semeadura ficam mais suscetíveis ao estresse hídrico e correm maior risco de terem suas produtividades negativamente afetadas”.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira