Agronordeste incrementa produção agropecuária em PE
O Agronordeste - plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural, implantado em 2020 no estado, já colhe resultados positivos com o crescimento da produção nas cadeias da bovinocultura de leite, fruticultura e ovinocaprinocultura.
No âmbito estadual, o AgroNordeste é executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE). A instituição oferta Assistência Técnica e Gerencial – ATeG a 2.300 propriedades prioritariamente localizadas no semiárido.
Atualmente, o plano é responsável pelo acompanhamento técnico da produção mensal de 2,5 milhões de litros de leite, e também pelo gerenciamento das 900 propriedades, situadas no Agreste Meridional, principal bacia leiteira do estado.
Já na fruticultura, são atendidas cerca de 1.100 propriedades, estando a maioria delas localizadas em Petrolina. A cultura da uva, que é predominante no município, normalmente registra duas safras por ano e, após o acompanhamento da ATeG, ultrapassou essa marca e já contabiliza três safras da variedade BRS Vitória, no mesmo período.
Na ovinocaprinocultura, mais de 300 propriedades contam com o serviço. A cadeia produtiva é destaque no município de Dormentes, que detém mais de 60 kg da produção de carne por hectare, superando a média de 25 kg/hectare dos demais municípios produtores.
"Dessa forma, o AgroNordeste tem ajudado a expandir o negócio de pequenos e médios produtores, gerando mais renda e emprego na região onde vivem” enalteceu Adriano Moraes, superintendente do Senar Pernambuco.
A iniciativa é uma parceria entre o Senar e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com o apoio do Ministério da Agricultura, para atender gratuitamente produtores rurais do Nordeste e região semiárida do norte de Minas Gerais.
0 comentário
Pressão combinada de Chicago e dólar tira mais de R$ 1,50 por saca na paridade de exportação para soja
Apesar de forte queda do petróleo por Ormuz, soja e milho fecham 6ª feira com leves altas em Chicago
A Casa do Agro Brasileiro atrai mais de 4 mil visitantes durante exposição no Parecis SuperAgro
Ex-ministro da agricultura Antônio Cabrera aponta gargalos logísticos e critica burocracia como entraves ao avanço do agro
Investigação dos EUA sobre prática comercial do Brasil não pode ser teatro para impor tarifa, diz Durigan
STOXX 600 salta mais de 1% após Irã declarar aberto o Estreito de Ormuz