Volume exportado de carne bovina australiana registra queda de 11% em Março/21

O volume exportado de carne bovina australiana finalizou o mês de março com 83,4 mil toneladas, isto representou uma queda de 11% com relação ao mesmo período do ano anterior. Os embarques atingiram o pior desempenho dos últimos dez anos, conforme o site Beef Central informou. A Austrália passa por um cenário de oferta restrita de animais já que em 2019 uma estiagem severa comprometeu parte do rebanho.
O primeiro trimestre deste ano registrou uma queda de 25% do total embarcado no mesmo período do ano anterior. De acordo com as informações da Beef Central, o volume exportado nos três primeiros meses alcançou 199,8 mil toneladas. “É importante ressaltar que no ano passado a Austrália já sentia os impactos da pandemia afetando as exportações agrícolas”, destacou.
O Japão comprou 20,1 mil toneladas de carne bovina australiana em março, ou seja, um recuo de 25% frente ao volume comprado no mesmo período do ano passado, que foi de 26 mil toneladas. Apesar da redução do volume importado, o Japão segue como principal comprador da carne bovina australiana tanto em quantidade quanto em valor. No primeiro trimestre deste ano, o País embarcou aproximadamente 50,5 mil toneladas.
Já as exportações de carne bovina australiana para os Estados Unidos foram de 12,6 mil toneladas no mês de março. No acumulado de janeiro a março, o volume total alcançou 29,5 mil toneladas, um recuo de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa queda é reflexo da carne australiana ser a mais elevada no mercado internacional.
A China seguiu como a terceira maior compradora de carne bovina australiana com 14,9 mil toneladas em março, isso representou um aumento no volume comprado de 28% frente ao mês anterior. No comparativo anual, a queda no volume importado de carne bovina australiana foi de 19%.
Os embarques de carne bovina para a Coréia do Sul ficou em 15,6 mil toneladas em março, um aumento de 19% frente ao total exportado em março do ano passado. Já no primeiro trimestre, a quantidade de carne embarcada foi muito semelhante à do ano passado, com 36,7 mil toneladas.
Os embarques de carne bovina para o Oriente Médio foi de 2,8 mil toneladas em Março e teve uma queda de 10% em relação a fevereiro deste ano. No acumulado do primeiro trimestre, o volume ficou próximo de 10 mil toneladas e teve um incremento de 20% em relação ao ano passado.
Leia Mais:
+ Carne Bovina: Volume exportado registra avanço de 6,36% em Março/21
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas