Colheita de soja no Brasil avança para 87,2% da área estimada, aponta DATAGRO
Levantamento da Consultoria DATAGRO mostra avanço moderado na colheita de soja brasileira safra 2020/21 na semana encerrada em 9 de abril. Na média nacional, o País colheu 87,2% da área estimada, avanço de 4,8% sobre os 82,4% da semana anterior; na média dos últimos 5 anos, o avanço normal para esse período seria de 6,4%. O fluxo segue abaixo dos 91,8% de 2020, mas acima dos 85,1% da média dos últimos 5 anos.
A semana voltou a ser de clima predominantemente seco em grande parte da região produtora, favorecendo os trabalhos, mas faltaram lavouras prontas para que o avanço fosse mais expressivo. A previsão para esta semana traz alguns poucos episódios de chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, além de Maranhão e Piauí. Nas demais regiões, as chuvas devem chegar apenas a partir de sexta-feira (16), devendo atingir boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e oeste da Bahia. “Caso se confirmem, esses volumes serão fundamentais para aliviar o estresse hídrico e as perdas que começam a ser contabilizadas no milho”, destaca Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.
Milho
No milho de verão a colheita teve avanço um pouco melhor, uma vez que diminuiu a quantidade de áreas de soja prontas, mas, mesmo assim, segue com ritmo abaixo da média normal. Levantamento da Consultoria DATAGRO mostra que a região Centro-Sul do Brasil colheu 75,6% da área projetada, ante 67,5% na semana anterior, 93% em 2020 e 82,2% na média dos últimos 5 anos, puxada pela colheita de 98% no Paraná, 91% em Santa Catarina e 84% no Rio Grande do Sul. As perdas na safra de verão ficaram limitadas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por conta da falta de chuvas entre setembro e novembro.
O milho de inverno teve o seu plantio encerrado, ficando apenas áreas isoladas não cultivadas. “Vamos monitorar agora a identificação correta da área semeada e seguir acompanhando o comportamento do clima neste mês de abril e primeira metade de maio, que, por enquanto, vem se mostrando prejudicial e limitador para a produtividade”, diz França Junior.
A previsão indica o mês de abril com chuvas dentro da normalidade apenas para o Sudeste; a estimativa para as regiões Sul, Centro-Oeste e Matopiba aponta para precipitações abaixo do normal.
0 comentário
Preços da soja sobem no Brasil nesta 5ª feira com suporte da alta do dólar; negócios evoluem
Após máximas em duas semanas, preços da soja realizam lucros em Chicago nesta 5ª feira
Soja fecha mais uma sessão em alta na Bolsa de Chicago com estímulo dos rumores de compras da China nos EUA
Soja acompanha demais commodities e continua subindo em Chicago nesta 4ª feira
USDA informa nova venda de soja de mais de 260 mil t nesta 4ª (17)
Clima nos EUA e rumores da China fazem soja esticar ganhos nesta quarta em Chicago nesta 4ª