MS encerra safra de soja com resultados positivos e agora se preocupa com a safrinha de milho
Podcast
MS encerra safra de soja com resultados positivos e agora se preocupa com a safrinha de milho
Download
A colheita da soja está praticamente encerrada no Mato Grosso do Sul e, após um início de ciclo complicado com atrasos e falta de chuvas, os resultados finais estão aparecendo em patamares satisfatórios.
Segundo o gerente técnico do Sistema Famasul, José Pádua, os números desta safra 2020/21 ainda estão sendo contabilizados, mas de maneira geral, foram produções positivas para os produtores sul-mato-grossenses.
Do lado da comercialização, 70% desta produção já foi negociada, o que, na visão do gerente, demonstra que a demanda pelo grão segue firme no estado. Inclusive, negociações para o ciclo 2021/22 já estão acontecendo no planejamento e compra de insumos.
Já para a safrinha de milho as preocupações são grandes. Pádua relata que mais da metade das lavouras ficou fora da janela ideal de cultivo, contra uma média das últimas 5 safras de 20% fora do melhor período.
Além de atrasada, a safra apresenta um desenvolvimento desuniforme das lavouras, com o mesmo município tendo milhos de 30 dias e de 60 dias convivendo. Neste cenário, as precipitações para a recuperação das áreas e garantia de bom potencial produtivo serão essenciais ao longo da temporada.
A liderança destaca ainda que, até o momento, não há relatos de grandes problemas no desenvolvimento do milho segunda safra no Mato Grosso do Sul, mas que é preciso que ocorra novas precipitações nos próximos dias.
Confira a íntegra da entrevista com o gerente técnico do Sistema Famasul no vídeo.
0 comentário
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados