Ridesa lança 21 novas variedades de cana-de-açúcar com adaptações para todo o Brasil
Podcast
Entrevista com Ricardo Augusto de Oliveira - Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre novas variedades de cana
Download
O produtor de cana-de-açúcar do Brasil tem disponíveis para as próximas safras 21 novas variedades de cana-de-açúcar através de melhoramento genético convencional, com adaptações para todo o Brasil, disponibilizadas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa) em comemoração aos seus 30 anos de criação.
“A Rede Ridesa, com é composta por dez universidades federais, permite que a gente consiga atuar na região Nordeste e no Centro-Sul, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Sul. Isso permite que a Rede desenvolva e teste a campo a variedade em várias situações de manejo”, explica Ricardo Augusto de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A Ridesa é líder em pesquisa canavieira no país e foi criada nos anos 1990 e abrange uma dezena de universidades federais, entre elas a Universidade Federal do Paraná que colaborou para o lançamento de quatro variedades neste ano, em um amplo Programa de Melhoramento Genético de cana-de-açúcar.
“Hoje, a Rede conta com 275 profissionais dentro das universidades em uma parceria público-privada. Essas desenvolvem, por meio de um termo de cooperação técnica, o Programa de Melhoramento Genético que leva em torno de 15 anos pra gente obter uma variedade”, explica Oliveira. A Rede também conta com parceiros que auxiliam nos testes.
O produtor de cana-de-açúcar pode ter mais informações sobre as novas variedades no site da Ridesa.
0 comentário
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado