Última semana de abril será marcada por entrada de ar polar e quedas nas temperaturas em todo país

A última semana de abril será marcada por queda nas temperaturas de norte a sul no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a primeira massa de origem polar continental que entra no país em 2021. "O ar frio de origem polar avança por dentro da América do Sul, e não pelo oceano. Assim, esse ar frio continua forte o suficiente para atingir áreas mais ao norte do continente, como a região da Amazônia", complementa a Climatempo.
As condições aumentam o risco de geadas no Sul do Brasil e também na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A tendência é que as duas áreas registrem temperaturas mínimas de 5 graus nos próximos dias. Em relação à intensidade da geada, segundo o Inmet, ainda é preciso aguardar a evolução do sistema pelo Brasil para saber a intensidade do frio.
Veja a tendência de temperatura do ar nos próximos dias:

Fonte: Inmet
O modelo de previsão de temperatura, do Inmet, para terça-feira (27) prevê temperaturas mínimas entre 6 e 10 graus no Rio Grande do Sul, entre 8ºC e 10ºC em Santa Catarina e mínimas entre 10ºC e 18ºC no Paraná, com destaque para a faixa oeste que deve registrar as temperaturas mais baixas.
Segundo a Climatempo, na quarta-feira (28), há possibilidade de geada entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, por ficarem com mais nebulosidade, não terão uma queda da temperatura mínima tão acentuada. De forma geral, a semana será fria a amena, e a temperatura começa a entrar em elevação (principalmente as mínimas) a partir de quinta-feira.
No Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas também não devem ultrapassar os 12ºC no extremo sul do estado. Ainda no Centro-Oeste, a tendência é de temperaturas entre 16ºC e 24ºC. Para o Centro-Oeste, a Climatempo destaca que a partir de terça-feira, com o tempo mais aberto, as tardes já serão mais quentes, mas as noites e madrugadas serão frias, principalmente em Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, a queda de temperatura não será significativa.
As mesmas temperaturas são esperadas para o Sudeste, com exceção da Serra da Mantiqueira que deve registrar temperaturas mais baixas. "A queda da temperatura começa a ser mais sentida a partir de terça-feira (27), principalmente nas áreas do leste e sul de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, onde o tempo fica mais fechado. No decorrer da semana, a temperatura vai caindo também no restante de Minas Gerais e no Espírito Santo", complementa a Climatempo.
A consultoria destaca ainda que até a região Norte do Brasil vai sentir a entrada desse ar mais frio! O sul da Amazônia terá dias bem amenos até o meio da semana e não se pode descartar até uma friagem no Ac e RO, ainda que fraca. "O choque desse ar frio e seco com o ar quente e úmido da Região vai causar a formação de nuvens bastante carregadas. Entre segunda e terça-feira, há risco de temporais no Acre, no norte de Rondônia e no Amazonas", afirma.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:

Fonte: Inmet
A maior parte do país vai continuar com tempo estável nesse começo de semana. Segundo o Inmet, uma frente fria no litoral da região Sudeste vai favorecer a circulação dos ventos, aumentando as chances de chuvas pontuais no Sudeste e Centro-Oeste do país.
As chuvas, no entanto, não devem acontecer com volumes significativos, nem de forma muito abrangente, condição característica do outorno. De acordo com o modelo Cosmo, as precipitações irregulares são esperadas para o leste de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. No Mato Grosso, pode chover no centro-norte do estado.
No Matopiba, continuam previstas as chuvas mais expressivas para o norte do Maranhão, com precipitação entre 20mm e 30. Piauí, Tocantins e oeste da Bahia também apresentam condição de chuva, porém com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Fonte: Inmet
0 comentário
Chuva intensa no RS e rios entram em alerta | Previsão do tempo 13/08/2026
Região Sul segue com alerta para tempestades e chuva pode avançar nesta quinta-feira (13)
Cerca de 1.200 pessoas deixam costa do norte da França por incêndio florestal
Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região de Campinas
Sul terá nova rodada de chuvas, enquanto calor e tempo seco ganham força no Brasil
Sul terá chuva intensa e risco de tempestades, enquanto calor e seca avançam pelo Brasil