Banana/Cepea: Nanica se desvaloriza mais do que o esperado
O preço da banana nanica tem recuado nas regiões produtoras neste mês, diante, sobretudo, da intensificação da colheita no Vale do Ribeira (SP). Na praça paulista, a variedade de primeira qualidade é vendida por R$ 1,05/kg na parcial do mês (1º a 23/04), valor 34% menor frente ao mesmo período de março e 16% inferior à média parcial de abril de 2020.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o cenário preocupa, pois, apesar do aumento da oferta no Vale do Ribeira, a produção seguiu controlada no Norte de Santa Catarina, visto que os bananais ainda estão se recuperando das intempéries do ano passado, sobretudo do ciclone bomba. Assim, o aumento do volume não tem ocorrido nos mesmos patamares de anos anteriores.
Este cenário, por sua vez, deve ser reflexo das restrições econômicas e de funcionamento de setores causadas pela crise da covid-19 no Brasil. É importante ressaltar que a demanda institucional, muito importante para pequenos produtores, segue limitada. Em decorrência disso, juntamente com o aumento do custo de produção, impulsionado principalmente pelos constantes reajustes em fertliziantes, óleo mineral e defensivos agrícolas, produtores estão receosos.
0 comentário
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços