FNC alerta sobre nova variante de ferrugem mais agressiva na Colômbia

Publicado em 30/04/2021 12:16
O Cenicafé identificou seis novos tipos de ferrugem não caracterizadas anteriormente no país,

A Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), por meio do Centro Nacional de Pesquisas do Café (Cenicafé),  alertou na quinta-feira (29) sobre a presença na Colômbia de novas variantes de fungos mais agressivos que causam a ferrugem do café.

Estudando a doença em variedades comerciais suscetíveis e resistentes, e materiais de café de interesse em diferentes regiões, o Cenicafé confirmou recentemente a presença de quatro tipos de ferrugem já conhecidas e identificou seis novas não caracterizadas anteriormente no país, além de nove variantes do fungo de maior complexidade genética e com diferentes graus de virulência e agressividade.

Desde 1983, ano em que foi detectada a ferrugem na Colômbia, o Cenicafé vem identificando cada vez as variantes do fungo, a começar pelo II, do Brasil. Alguns apresentam características diferentes de outros países produtores, evidenciando a particularidade das alterações do fungo na cafeicultura colombiana.

Por isso, as instituições cafeeiras mais uma vez orientam os produtores a usar variedades resistentes como primeira linha de defesa contra a ferrugem. “Convido os cafeicultores a estabelecer ou renovar suas lavouras com variedades resistentes como Castillo®, Cenicafé 1, Castillo zonales e Tabi, com material obtido de sementes certificadas, seja em depósitos de café, cooperativas ou por meio do Serviço de Extensão FNC”, disse o Gerente Geral, Roberto Vélez Vallejo.

Ferrugem na Colômbia e no mundo

A ferrugem é a principal doença do café no mundo (comum a todos os países produtores), com perdas entre 30% e 80% nas variedades suscetíveis quando o manejo adequado e oportuno não é realizado.

Hernando Duque Orrego, Gerente Técnico da FNC, afirmou: “A principal estratégia de manejo recomendada, que é a mais econômica, sustentável e eficiente, é a semeadura de variedades resistentes, como Colômbia, Castillo®, Cenicafé 1, Castillo zonales. E Tabi, desenvolvido pela FNC - Cenicafé. Caso contrário, a recomendação mais provável seria o controle químico, aplicando fungicidas nas variedades suscetíveis ”.

O diretor do Centro Nacional de Pesquisas do Café (Cenicafé, braço científico da FNC), Álvaro Gaitán explicou que na Colômbia todas as condições são favoráveis ​​para epidemias de ferrugem ao longo do ano em todas as regiões cafeeiras e altitudes do país, devido à sua localização geográfica, clima, microclimas, topografia, diversidade de sistemas de produção e padrões muito variados de floração e colheita.

Ferrugem na Colômbia
FNC alerta para novos tipos de ferrugem na Colômbia

Hoje, pouco mais de 84% da área de café da Colômbia é plantada com variedades resistentes (que não são imunes), um exemplo em escala mundial. Mas ainda 16% é plantado em variedades suscetíveis como Caturra, Typica, Bourbón, alguns Catimores introduzidos e variedades ou materiais desconhecidos ou sem rastreabilidade genética conhecida.

Medições periódicas do Serviço de Extensão e do Cenicafé mostram que, enquanto a incidência média de ferrugem nas variedades suscetíveis é de 20% ou mais, nas variedades resistentes é de 6% ou menos, o que confirma a força dessas variedades.

No entanto, “o fungo Hemileia vastatrix que causa a ferrugem, como qualquer outro microrganismo vivo em ambientes adversos e diversos, pode mudar e sofrer mutações tanto em variedades suscetíveis quanto resistentes de café, seu único hospedeiro. Esta seleção e pressão de reação é um processo biológico dinâmico normal do fungo, tentando se adaptar para sobreviver. Assim, foram identificadas pouco mais de 50 raças no mundo e variantes continuam sendo identificadas em diferentes países ”, afirma Carlos Ariel Ángel, pesquisador da Disciplina de Fitopatologia do Cenicafé.

Trabalho de investigação do Cenicafé

As descobertas mais recentes a respeito de novas variantes confirmam a grande capacidade do fungo em coevoluir e se adaptar às variedades de café, buscando superar os diferentes mecanismos de resistência genética das plantas para atingir populações mais infectantes e agressivas. Alguns desses resultados serão apresentados em breve à comunidade cafeeira e científica.

As pesquisas do Cenicafé sobre a estrutura das populações e do genoma da ferrugem e o desenvolvimento de marcadores moleculares no DNA do fungo buscam caracterizar essas novas raças e variantes e identificar alterações que tornem a doença mais virulenta diante de certas variedades ou materiais de café. em diferentes ambientes.

Para enfrentar esse problema, é preferível evitar o estabelecimento de lavouras de café com variedades suscetíveis, material de origem desconhecida ou sem rastreabilidade confiável, ou com sementes colhidas em lotes comerciais de café.

A FNC e o Cenicafé continuam investigando estratégias de prevenção e manejo integrado da ferrugem, e avançam na composição e desenvolvimento de variedades com resistência durável e diversa a esta doença, que ao mesmo tempo são de alta produtividade, adaptação e qualidade para os colombianos. cafeicultores, como parte da estratégia Mais Agronomia, Mais Produtividade, Mais Qualidade.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fed. Nacional da Colômbia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário