Arábia Saudita suspende exportação de carne de aves de 11 estabelecimentos do Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura afirmou que 11 unidades exportadoras de carne de aves foram suspensas de embarcar a proteína do Brasil para a Arábia Saudita, conforme decisão publicada nesta quinta-feira pela autoridade do país Saudi Food and Drug Authority (SFDA, na sigla em inglês).
Em nota conjunta com o Ministério das Relações Exteriores, a pasta disse que recebeu a informação com "com surpresa e consternação".
Segundo o ministério, a decisão consta apenas em uma nova lista de plantas brasileiras autorizadas a exportar para o país, sem maiores detalhes.
"Não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões", disse o comunicado, citando que, até o momento, apenas o Brasil foi objeto de atualização da lista de exportadores de carne de aves.
Com isso, o governo brasileiro disse que iniciou contatos com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada desse país em Brasília para buscar esclarecer o episódio.
"Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão. Caso se comprove a interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à OMC (Organização Mundial do Comércio)", destacou o comunicado.
"O Brasil reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal... Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos."
(Por Nayara Figueiredo)
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25